A Natureza Ensina

Após postar um comentário no haikai OUTONO da Silvia Regina, tive uma inspiração que vou tentar escrever para ver se consigo expor meu pensamento com um pouco de clareza.

Falando em OUTONO, lembro-me das quatro estações. Começando por essa que estamos, vejo nela a sabedoria da natureza. As árvores em sua maioria deixam cair suas folhas para concentrar suas forças nas raízes, troncos e ramos.

Na minha região são cultivadas muita uva e maçã; a qualidade das que se plantam aqui, são típicas da Europa, ou seja, precisam do clima frio. Quanto maior o frio do inverno, melhor e mais saboroso são seus frutos no verão. Agora está na época de cair as folhas das macieiras e das videiras, ambas tem um processo muito idêntico. Chegado o inverno, elas parecem secas, quem não conhece chega a pensar que secaram para sempre e jamais voltarão a dar frutos. Esse período é chamado de dormência. No inverno cai geadas e neves e elas permanecem em repouso. Passada a fase crítica do frio, começa a se aproximar a primavera... É tão belo observar os brotos arrebentando os ramos secos e o crescimento das folhas. Logo a seguir vem as flores, depois as mesmas dão lugar aos frutos. Chegando o verão, os frutos ficam maduros, começa-se a colheita e é o período para saborearmos as melhores uvas e maçãs.

Penso que se nós humanos tivéssemos a capacidade de aprender com a natureza, sofreríamos menos quando tivéssemos que enfrentar alguns obstáculos, porque vejo que é diante dos desafios que surge a necessidade de lutar. Para ganhar a luta é preciso tentar e lutar sempre. Afinal, somos seres racionais e contamos com a força divina sempre nos amparando. É preciso reconhecê-la e fazer uso dela. Isso é belo e maravilhoso: a natureza ensinando o ser humano.

Misrael
Enviado por Misrael em 21/04/2014
Código do texto: T4777428
Classificação de conteúdo: seguro