Grandes Mentes Perdidas Em Meio a Poeira De um Sebo

'' A vida é uma historia contada por um idiota , cheia de som e de fúria , que nada significa ''

- William Shakespeare

Nunca consegui ler WS , apenas pequenas frases soltas escolhidas sem nenhum critério . Tenho dois livros dele em casa , Romeu e Julieta e Hamlet , adquiri numa época que a leitura era a única saída e nada mais importava ; foi naquele momento assustador que tudo parece desmoronar de uma só vez ; naqueles dias em que o sol nasce só pra tirar sarro da sua cara amassada e dos olhos caídos . Agora olho para trás e acho que foi tudo uma grande mentira , o passado nem tão distante não foi cruel

e impiedoso , só foram alguns tropeções em algumas pedras que não consegui saltar porque ainda não era forte o suficiente . Querendo ou não o tempo amadurece a pessoa , e em determinado ponto já não dá mais para mudar , porque já apodreceu , mas a quem prepare iguarias com coisas podres .

-A Menina que Roubava Livros

-Markus Zusak

Esse foi o primeiro presente que dei a alguém . Acreditei ser interessante dar a uma pessoa que que por quem na época eu tinha muito respeito algo que ela queria . Foi a forma que encontrei de demonstrar sentimento , já que , era considerado muito ' cinzento ' pelo individuo . Nunca soube realmente o que o tipo queria dizer com a expressão , mas tirei por dedução de nossas conversas algo como fechado . Sim , um sujeito fechado sem muitas aberturas . Então A Menina ...poderia mudar minha imagem . Foi assim que gastei meu dinheiro , foi assim que comprei meu primeiro livro que jamais li .

-On The Road

-Jack Kerouac

Eis um cara que abriu outras janelas e me guiou para novos horizontes na minha tentativa forçada de escrever .

Se melhorei alguma coisa nos últimos anos , foi graças a estrada do Rei Beat , como era odiosamente chamado . Meus olhos correram acelerados pelas paginas de suas viagens , perdi o folego literalmente em determinados momentos precisando parar para tomar ar . Colocar tudo no papel , exatamente como esta se sentindo em determinado momento numa técnica de prosa espontânea

aperfeiçoada por Kerouac , segue sendo meu objetivo . Toda a parte poética de seus escritos , a forma como descreve tão belamente uma prostituta viciada em morfina , a beleza que vê sobre a carroceria fria de um caminhão cheio de vagabundos seguindo rumo ao oeste dos sonhos ...quilômetros em forma de palavras .

-Dostoevsky

O que fazem esses russos para serem tão admirados com artistas ? Juro que até o momento não li nada desse povo . Desconheço Tolstoi e qualquer outro escritor e pensador do povo da vodka . Hoje comprei um exemplar de Crime e Castigo de D. , num sebo absurdamente caro .Num sebo onde a dona desconhece o próprio Celine , ou qualquer outro grande escritor . Já considero um pecado , eu , um escritor coadjuvante , desconhecer a obra dos grandes que influenciaram os atuais mestres que tanto sonho em seguir os passos . Agora , para uma mulher de setenta anos que vive entre personagens e nomes de importância global para arte , desconhecer seu próprio material , seu próprio ganha pão ….não digo que deveria ser uma enciclopédia viva , apenas que dispusesse os melhores num cantinho separado , ou ainda sim , vez por outra lhes fizesse uma visita rápida afim de saber como estão .

Como tens passado ?

A poeira não lhe incomoda ? Os fungos e traças não lhe corroem as paginas ? O passado ?

Dias atrás encontrei um exemplar de 1916 de Oscar Wilde ( ou seria de Poe ? ) com folhas amareladas e sensíveis ao toque . Quando corri por suas paginas pareciam que iam se desmanchar . O cheiro forte de mofo ou seja lá o que for atacou minha sinusite ( ou seja lá o que for ) e tive de guardar o pequeno livro de bolso de volta no lugar . Fiquei profundamente tentado a levá-lo para casa , mas o pobre senhor cheio de historias e todo marcado pelo tempo sucumbiria em poucos dias num lugar tão rude . Ao lado dele uma versão mais nova , em papel branco e letras escuras como cagadas de mosca . Mais adiante , sem nenhum critério de organização , vizinho de manuais diversos e cadernos de receita , encontrei meu Dostoevsky ,meu primeiro . Na contra capa uma letra seguida de um numero que na tabela presa as estantes revela seu preço . Não absurdo pelo conteúdo , mas sim pelo lugar , para o lugar que se espera fornecer cultura a um preço justo , não a valores de lojas capitalistas que visam antes da qualidade o lucro superfaturado . Agora , ao Dostoevsky .

11/04/2014

10h55m

Cleber Inacio
Enviado por Cleber Inacio em 11/04/2014
Código do texto: T4764839
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.