Já se foram 50 anos do "golpe" do Golpe Militar... Ainda dói?

Extinção dos partidos políticos, decretação de nova Constituição, cancelamento das eleições... Quantos, hoje manifestantes inconformados com o país, gritariam seu nome, reputando estes atos como heroísmo ou supremo patriotismo, Sr Humberto Castello Branco?!

O "racha" demecrático-militar assombrou os poderosos da época e, recentemente, passou numa vaga ideia, como brisa na janela... Será que passou? Mas, para sorte dos que ocupam cadeiras de decisão, parece que ainda permanece no longínquo, nos idos de 60, como histórica e metamórfica passagem de fase no "game" que se chama Brasil!

Figuras de efeito para leitura por pessoas politicamente inteligentes, praticantes da boa política! Caricaturas de uma realidade que tem uma capa ótima e até leitura boa, mas com moral da história bem indigesto.

Não são somente tanques nas ruas que configuram os golpes de poder... nem sempre a força bruta precisa se revelar. O golpe de domínio intelectual é o mais potente... Mas, o da dependência "socio-marsupial" tem seus "bons" resultados, com efeito colante aos proselitistas de plenários.

Nenhuma ditadura é correta. Doutro lado, a total liberdade tem se provado defeituosa em seus resultados. Enfim, bastava cumprir as leis que criamos, já seria um bom começo... para não pensar ou ensejar outro recomeço.

O debate sadio é a melhor das refeições da consciência e da cidadania.

Não percamos as esperanças, pois, ela existe! Mesmo em meio a tantas coisas que temos visto, o entendimento e compreensão dos fatos pelo povo vem crescendo e logo serão mais do que reflexos de uma realidade ofuscada no tempo.

Hei de ver este tempo... Hei de viver neste tempo! Eu quero e espero ansiosamente este tempo.