CARTAS DE UMA ILHA SOLITÁRIA - RESUMO

RESUMO DAS SETE CARTAS DE UMA ILHA SOLITÁRIA

Apocalipse 1.8-20

Estudamos nos últimos domingos as Sete Cartas do Apocalipse, e veremos a seguir um breve resumo dos principais pontos a serem guardados em nossos corações e praticados em nosso cotidiano.

Estas Cartas nos apontam para o que é referencial, ela nos ensina o que é importante. Desta ilha ele escreveu aos novos cristãos de igrejas localizadas em sete grandes centros. Muitas dessas igrejas passavam por perseguições e opressões por parte do Império Romano.

Estas sete Cartas têm prescrições a pessoas que tem problemas, nestas Cartas encontraremos remédios para aliviar corações feridos. Estudaremos estas sete Cartas, e tiraremos lições para os nossos dias, a primeira Carta foi direcionada para a Igreja de Éfeso.

UM AMOR RENOVADO POR CRISTO JESUS (Ap. 2.4-5)

“Você abandonou o seu primeiro amor. Lembra-se de onde você caiu e arrependa-se...”

Amar a Deus é... Muito mais que defender a verdade: Seus corações haviam perdido o amor apaixonado por Deus. Eles conheciam o Evangelho, eles guardavam o rebanho de Deus de falsos ensinos, mas os corações dos crentes de Éfeso se tornaram frios e ritualistas.

Muitos cristãos de hoje a exemplo de Laodicéia (Ap. 3.15) se tornaram mornos em seus relacionamentos com Cristo. Suas orações não são as mesmas, perderam a alegria de ler e meditar as Escrituras Sagradas. Já não evangelizam com antes, se tornaram mornos, indiferentes, e distantes de Jesus e do próximo.

Amar a Deus é... Muito mais que ser zeloso em boas obras: Continuem diligentes nas boas obras, quer sejam elas a caridade, ou o exercício de dons ministeriais, mas zelosos no amar a Deus: buscando-O de todo o coração, forças, alma e entendimento (Marcos 12.30).

UMA VISÃO RENOVADA POR CRISTO JESUS (AP. 2.9)

“Conheço suas aflições suas pobrezas e sua pobreza, mas você é rico”.

1.UMA NOVA VISÃO SOBRE RIQUEZAS: Precisamos nos dias de hoje ter igrejas com uma nova visão sobre riquezas, a exemplo da igreja de Esmirna (Ap. 2.9) ser rico é:

1.Paixão pela oração,

2.Fé que resiste,

3.Compromisso com a santidade,

4.Dedicação ao serviço,

5.Amar ao Senhor e sua Palavra,

6.Disposição para sofrer,

7.Entusiasmo para proclamar a Palavra de Deus,

8.Paixão pelas Almas Perdidas.

2.UMA NOVA VISÃO SOBRE AS PERSEGUIÇÕES: haverá perseguições e calunias levantada contra nós, mas não devemos temer, pois ELE não nos abandona nos momentos de dores. Cristo nos ensina que toda a provação tem um inicio e um fim.

3.UMA NOVA VISÃO SOBRE SANTIDADE (igreja de Pérgamo (Ap. 2.14-15) e Tiatira (Ap. 2. 20-21): Não podemos ceder à pressão do mundanismo. Não podemos ser espiritualmente adúlteros. Devemos nos lembrar que pequenos ladrões, abrem as portas para os maiores. Tão certo como uma dose de veneno irá matar o corpo, a indulgência para o pecado destruirá a alma. Não podemos dar ocasião à vontade da carne (Gl. 5.13). Os que pertencem a Cristo crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos (Gl. 5.24). A carnalidade nos leva ao desânimo espiritual, e a oração demonstra de forma precisa como esta a nossa vida cristã. A oração combate a carnalidade, e nos leva a gerar frutos agradáveis ao Senhor Jesus. JESUS NOS CHAMA A VIGIAR E ORAR: Desenvolva compaixão e misericórdia pelos pecados dos outros, e torne-se intolerante com os seus próprios pecados. Não confunda melhorias espirituais com compromisso com santidade. De nada adianta termos um raso compromisso com o Senhor. A santidade é a obediência perseverante; não é um entusiasmo ocasional. Santidade é assunto para toda a vida.

UMA VIDA RENOVADA POR CRISTO JESUS (Ap. 3. 8)

“Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha Palavra e não negou o meu nome”.

JESUS NÃO SE IMPRESSIONA COM APARÊNCIAS (Igreja de Sardes Ap. 3.1): Jesus os esta advertindo que as aparências de um cristianismo piedoso não refletiam a realidade de seus corações. Sem perceber consumida pelo pecado e indiferença, e em meio a tantas atividades e programações eclesiásticas, não teve período de ter um tempo a sós com Deus. Precisamos de cristãos nos dias de hoje que reconheçam suas fraquezas, suas vulnerabilidades, seus fracassos. Que confessem e abandonem pecados.

Na igreja de Laodicéia (Ap. 3.18) Jesus os adverte a tratarem de sua visão espiritual deficiente, ou seja, um distorcido senso de valores enquanto cristãos. Atualmente diversos cristãos vivem uma vida distorcida em seus valores, andam cegos por caminhos perigosos, pois seus olhos não enxergam o Caminho da Vida.

FAÇA UMA ENTREGA TOTAL: O Senhor Jesus elogia essa pequena comunidade cristã em Filadélfia (Ap. 3.8), pois apesar da pouca força perseveravam em servir ao Senhor, buscando viver o Evangelho de Cristo independente de seu tamanho, limitações humanas, financeiras, ou teológicas. Não encontre desculpas. Não olhe para as suas incapacidades, olhe para aquilo que você pode entregar para o Senhor. Jesus disse: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” (Mc. 12.30). Temos buscado ao Senhor com todas as nossas forças? Temos utilizado todas as nossas habilidades para a glória de Deus? Temos feito uma entrega total ao Senhor de nossos bens, dons, talentos, capacidades?

CONCLUSÃO:

No termino do Estudo Cartas de Uma Ilha Solitária podemos dizer que Cristo espera dos cristãos de hoje: Um amor renovado e verdadeiro, uma visão cristã do que é ser rico espiritualmente, uma nova visão sobre as perseguições e tribulações que vêem sobre nós. ELE espera de nós santidade de vida, Jesus não se impressiona com aparências, ELE espera de nós uma entrega total, que ofereçamos a DEUS todo o nosso potencial, nossa sabedoria, nossos talentos, nossa vida, etc.

Pedra Branca e a Pedra Preta: Nos tempos antigos os jurados usavam pedras pretas e brancas para definirem suas sentenças, uma pedra branca significava inocência, a preta significava que o réu era culpado. Quando o júri decidia o juiz entrava no tribunal e exibia a pedra branca ou a pedra preta. Na Carta a Igreja de Pérgamo existe a ilustração da pedra branca, e ali o Senhor esta dizendo que todo aquele que não perder a essência espiritual, que permanecer firme na oração, e leitura bíblica, que não ceder às tentações, mas viver o Evangelho receberá a Pedra Branca de Suas Mãos.

A Pedra branca também era dada a convidados que deixava a casa de um amigo, o anfitrião quebrava a pedra no meio e ficava com a metade e dava a outra para seu convidado e dizendo-lhe que caso algum familiar dele ou amigo passasse na região onde ele morava que trouxesse essa pedra branca e as pedras seriam encaixadas e os amigos ou familiares deste seriam recebidos com alegria na casa do anfitrião. A pedra branca é a forma de Jesus nos dizer que somos declarados inocentes e somos bem vindos em Sua Casa, temos um lugar em Sua mesa!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 03/04/2014
Código do texto: T4755186
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.