LAODICÉIA - A IGREJA MORNA

A IGREJA DE LAODICÉIA

Apocalipse 3.14-22

Introdução:

Todos nós gostamos de ouvir elogios. Apreciamos palavras que nos edificam e nos encorajam a prosseguir a nossa caminhada. Como cristãos gostamos de ouvir palavras que são agradáveis ao coração e ao ouvido. Mas, o Senhor Jesus sonda os corações e nos conhece muito bem. E como Pai Amoroso nos repreende toda vez que precisamos (Hebreus 12.6).

Daremos seqüência ao Estudo: Cartas de Uma Ilha Solitária: Hoje, estudaremos a Igreja de Laodicéia. Esta é a única igreja que não recebe nenhum elogio por parte do Senhor Jesus.

LAODICÉIA: UMA IGREJA INSTÁVEL EM SUA ESPIRITUALIDADE

Próximo da cidade de Laodicéia havia as cidades de Colossos conhecida por suas fontes de águas frias, e Hierapolis conhecida por suas fontes de águas termais. O ponto fraco da cidade de Laodicéia é que seus abastecimentos de água vinham de outras cidades, através de aquedutos subterrâneos. Até chegar a Laodicéia a água ficava morna. A cidade ficou conhecida como um lugar sem água potável.

Jesus faz uma comparação entre os crentes de Laodicéia se assemelhavam e às águas que manavam das fontes termais das proximidades, a qual, fluindo através de um aqueduto, tornava-se morna, portanto um vomitório. Os cristãos laodicenses se tornaram mornos em sua fé. Os crentes de Laodicéia necessitavam de uma definição. Eles não eram frios nem quentes. Eles não eram incrédulos como os não cristãos, nem fervorosos em sua fé em Cristo como deveriam ser. Eles eram mornos espiritualmente. E conforme lemos nesta Carta ser morno em nosso compromisso com Deus provoca náuseas em nosso Deus.

Muitos cristãos de hoje, tem se tornados mornos, pois a exemplo da cidade de Laodicéia que dependia da água de outras cidades, estes bebem da Água que é Cristo se outros o ajudarem. Eles não desenvolveram espiritualmente, são antigos de igreja, mas se comportam como crianças imaturas (Hb 5.12). Suas experiências espirituais são passageiras (Retiros, Encontros, Vigílias (...)). Eles não exercitam e fortalecem sua fé em Cristo constantemente (Hb. 5.14).

É hora de beber a água direto da fonte que é Jesus. Em João 7.37-38 diz: “Jesus levantou-se e disse em alta voz: ‘Se alguém tem sede, venha a MIM e beba. Quem crer em MIM, como diz a Escritura, do seu interior fluirá rios de água viva’.

1° REPREENSÃO: RECONHEÇA SUA POBREZA ESPIRITUAL

Laodicéia era um próspero centro banqueiro, localizado onde se manufaturavam vestes com a lã negra. Era tão auto-suficiente que após um destrutivo terremoto nos anos 60 d.C, a cidade não precisou da ajuda financeira oferecida por Roma para reconstruir-se.

Jesus faz uma comparação entre a prosperidade material da cidade, com a pobreza espiritual dos cristãos de Laodicéia. Os membros e freqüentadores da igreja podiam ser prósperos em seus negócios, podiam se vestir com as melhores roupas. Entretanto espiritualmente eram dignos de pena: pobres, miseráveis e desnudos (v. 17). Os crentes de Laodicéia abandonaram ao Senhor, se tornaram incrédulos. Sua auto-suficiência financeira os afastou da humilde dependência de Cristo.

Os cristãos de hoje precisam praticar a humilhação e reconhecer em atos e orações a total dependência do Senhor. Muitos se tornaram mornos neste sentido, isto é, nem totalmente auto-suficiente nem totalmente na dependência do Senhor. Clamam a Deus a respeito, mas na prática buscam viver suas próprias vontades.

O Remédio: uma fé infantil em Cristo

Jesus exorta aos cristãos de Laodicéia compre ouro comigo, adquira roupas brancas Comigo. O Senhor esta repreendendo os crentes dizendo que suas atitudes não os levaram a acumular tesouros nos céus, isto é, eles não estavam escrevendo uma história com Deus. O Senhor também está dizendo a eles para adquirem roupas brancas, isto é, vestes de justiças de santidade. As atitudes dos crentes de Laodicéia denunciavam o distanciamento deles em relação a Deus.

Para que os cristãos de hoje escrevam uma história com Deus, e passem a ter atitudes de santidade pertinentes aos justificados por Cristo é necessário uma fé infantil em Cristo. Uma fé infantil em Cristo nos levará a uma total dependência DELE, nos levará a escrevermos uma história com Deus. Muitos têm tido uma fé morna, isto é, nem fervorosa da forma que deve ser, nem incrédula como os não cristãos. A maioria tem uma fé racional, crêem até onde suas mentes e razões consideram toleráveis. É tempo de termos uma fé infantil, isto é, que creia sem questionamentos, sem medos. Creia no SENHOR da mesma forma que uma criança acredita em seu pai. É tempo de crermos no Deus do impossível.

2° REPREENSÃO: RECONHEÇA SUA CEGUEIRA

A cidade de Laodicéia era um importante centro de estudos de medicina. Um famoso remédio usado para a cura de enfermidades oftalmológicas (visão) inclusive provinha daquela cidade.

Jesus faz uma comparação com os avanços no campo oftalmológicos com a cegueira dos crentes de Laodicéia. Cristo faz a prescrição eles eram cegos espirituais (v 17). Jesus os adverte a tratarem de sua visão espiritual deficiente, ou seja, um distorcido senso de valores enquanto cristãos.

Remédio: ser guiado na verdade pelo Espírito Santo

Jesus exorta aos cristãos de Laodicéia para ungirem seus olhos. Eles estavam espiritualmente cegos. A cegueira nos leva a tropeçar no caminho, nos rouba a beleza da vida, traz limites aos sentidos da vida. Jesus aconselha aos cristãos de Laodicéia a adquirirem o colírio dos céus para serem curados (v. 18).

Em João 16.13 nos ensina que o Espírito Santo nos guiará a toda verdade. Os cristãos de Laodicéia precisavam voltar a serem guiados pelo Espírito Santo para voltar a enxergar a vida conforme o ponto de vista de Deus.

Para os cristãos de hoje abandonarem a cegueira espiritual é necessário serem guiados pelo Espírito Santo de Deus. Os crentes atuais a exemplo dos laodicenses se tornaram mornos em seu relacionamento com o Espírito Santo. Conheciam os princípios bíblicos sobre o Espírito Santo, mas não eram fervorosos. Hoje é tempo de sermos cheios do Espírito Santo (Ef. 5.18).

CONCLUSÃO:

Jesus diz que a repreensão Dele é um gesto de amor (v. 19). Cristo está na porta de nossos corações e bate. ELE deseja entrar. Para que ELE entre é necessário que sejamos zelosos e pratiquemos o arrependimento. Deixemos de ser mornos em nosso relacionamento com Jesus, passemos a ter uma fé infantil em Cristo, e termos um relacionamento vivo com o Espírito Santo de Deus.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 30/03/2014
Código do texto: T4749241
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.