A Velhice
Hoje, parei um pouco pra pensar, e pensando descobri que há um momento da vida, em que a ordem natural inverte, é quando o filho se torna pai de seu pai, e a filha se torna mãe de sua mãe, afinal, não há outro sentido para a vida se não esse, de retribuir o amor recebido de nossos pais. Você se torna pai de seu pai, quando quem precisa carregá-lo no colo é você, e não ele, quando aquele pai que antes trabalhava a semana toda, agora já precisa de ajuda para se vestir, quando aquele pai que te ajudava no presente pra namorada, hoje te pede ajuda no presente pra sua mãe. É quando aquele pai que te levava pro banho, hoje precisa de ajuda para chegar lá. É quando aquele pai que te ensinou a usar a primeira gilete, hoje precisa de você para fazer sua barba, pois suas mãos estão provavelmente trêmulas. É quando aquele pai que adorava passear com você, acha tudo muito longe. É quando aquele pai que ia te ver todos os finais de semana no jogo de futebol pede para que você filme os jogos para que ele possa ver, pois a sua vitalidade já não é tão boa.
Você se torna mãe da sua mãe quando a mãe que assoprava seu machucado quando você caia, precisa que você cuide do machucado em seu corpo, que provavelmente ela não tenha notado. É quando a mãe que te dava banho, precisa que você a leva ao banheiro, pois suas pernas já estão pesadas. É quando a mãe que te passava maquiagem precisa que você a passe um batom, ou escolha um blushe do tom da sua pele. É quando aquela mãe que te levava ao salão de beleza para cortar o cabelo, precisa que você marque seu horario e a leve, porque provavelmente ela não tenha notado as pontas do seu cabelo ressecadas. É quando aquela mãe que te dava remédios a força, precisa que você a lembre de tomar o seu, pois a memória já está desgastada. É quando aquela mãe que te acordava do sofá pra ir pra cama, precisa que você a acorde, pois provavelmente ela cochilou em frente a tv, ou lendo uma revista. É quando aquela mãe que fazia seus penteados, precisa que você arrue seu cabelo. É quando aquela mãe que ouvia você perguntar toda vez que ia sair se tal roupa havia caído bem, que agora pergunta pra você se tal roupa lhe cai bem. É quando aquela mãe que te ensinou a ligar a tv, o rádio, que hoje precisa de sua ajuda para lidar com tais tecnologias. É quando aquela mãe que era a unica a se lembrar do seu médico que estava marcado, que hoje precisa que você a lembre com uma semana de antecedência sobre a consulta. É quando aquela mãe que ficava te ligando o tempo todo pra saber como você estava, que hoje precisa atender suas ligações de hora em hora, porque você quer saber como ela está. E assim percebemos, que chegou a hora de se importar com quem sempre se importou conosco. E é nessa hora, que a casa adquire mais tapetes, que o banheiro não pode mais ficar molhado, que é pra eles não caírem, alteramos a ordem dos móveis que é pra sobrar espaço para que eles possam caminhar, Nos preocupamos se o colchão está confortável, chamamos por eles se eles ficam muito tempo no banheiro. E assim nós devolvemos o cuidado que nos foi confiado durante décadas. Eu acho a velhice, a fase mais linda da vida, pois a unica coisa que queremos ouvir é "eu estou aqui" de quem sempre foi o motivo de nossas preocupações, noite mau dormidas, lagrimas, e sorrisos.