RESPEITO

Eu tenho respeito;

Tu tens respeito;

Ele tem respeito;

Nós temos respeito;

Vós tendes respeito;

Eles têm respeito.

Será mesmo?

Será que realmente:

Eu tenho respeito por todos?

Tu tens respeito por todos?

Ele tem respeito por todos?

Nós temos respeito por todos?

Vós tendes respeito por todos?

Eles têm respeito por todos?

Ou será que temos respeito somente por alguns?

Eu entendo que mentimos quando afirmamos que respeitamos, verdadeiramente, a todos, ou entendo que pelo menos a maioria de nós se equivoca em sua crença de verdadeiramente respeitar a todos.

Entendo, e posso estar totalmente errado, que boa parte de nós mal tem respeito por si próprio, mal respeitamos a vida que nos faz existir e a natureza que nos possibilita existir, às vezes sequer respeitamos nosso lar, nossa família e nossos amigos. Outros de nós apenas respeita os seus familiares e amigos, respeita os que teme, ou os que lhe podem suprir algum interesse pessoal mesmo que momentâneo.

Respeitar a humanidade (a humanidade como sendo aquilo que nos deveria ser um diferencial como espécie) ainda é em essência para poucos. Respeitar todos os irmãos de forma social, mesmo aqueles que estão mais próximos ao nosso local geográfico é muito difícil. Respeitar os estranhos, aqueles que não conhecemos ou não vemos, ou respeitar aqueles que não compõem nosso grupo pessoal, que discordam de nossas crenças seculares ou místicas, é ainda uma utopia para muitos de nós. Agora falar que conseguimos ser empáticos com estes estranhos ou com aqueles que pensam diferente de nós é praticamente impossível, é coisa para realmente muito poucos.

O respeito é por si muito mais fácil que o amor, pois é mais palpável e real uma vez que deriva diretamente em atitude, comportamento e modo, e sequer preciso gostar ou concordar para respeitar, e mesmo assim muitos de nós ainda não compreendeu o significado de ser irmão, o significado enfim do que é ser verdadeiramente humano. Se Não conseguimos, pelo menos vários de nós, se quer respeitar a todos, sentir empatia por todos eles, o que falar de amar a todos...

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 20/03/2014
Código do texto: T4736415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.