SARDES - A IGREJA MORTA

IGREJA DE SARDES

Apocalipse 3. 1-6

Introdução: Estamos inseridos em uma cultura que valoriza mais a aparência, a quantidade, os debates, etc. Mas, existe uma grande lacuna entre o dizer e o ser. Aquilo que muitos afirmam ser não corresponde com a realidade de suas vidas.

Este é o mal do cristianismo de hoje, e era também dos cristãos da Igreja de Sardes. Como veremos nos estudo de hoje, Jesus nunca se deixa impressionar pelas aparências, discursos moralistas ou religiosos, trabalhos eclesiásticos, vestimentas, dízimos, orações longas com palavras de efeito, etc. ELE mesmo nos ensina que pelos frutos conhecemos a árvore, não pela aparência (Mateus 7.20). E quando a árvore não dá bons frutos só serve para ser destruída (Mateus 7.19). Daremos seqüência ao Estudo: Cartas de uma Ilha Solitária. Hoje estudaremos a Igreja de Sardes:

Igreja de Sardes

Sardes era uma cidade notável por sua imoralidade, e o efeito sobre a igreja cristã dali era que somente: “umas poucas pessoas, não contaminaram suas vestiduras”. (3.4). Ao olhar em redor os cristãos de Sardes não encontravam estímulos para fé. A semente da Palavra de Deus em seus corações se encontrava entre espinhos, sufocada pelas preocupações, perseguições, e busca de riquezas materiais e os deixou infrutífero (Mateus. 13.21-22).

A cidade também era famosa pela sua indústria de tinturaria de lãs, e Cristo promete aos vencedores teriam vestiduras brancas (3.5). Jesus esta usando como exemplo a tinturaria de lãs da cidade para demonstrar a imoralidade que entrara na igreja. Somente uns poucos cristãos eram dignos das vestiduras brancas da santidade e fidelidade ao Senhor.

1° LIÇÃO: JESUS NÃO SE IMPRESSIONA COM APARÊNCIAS (v. 1)

Jesus disse certa vez: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mateus 15.8). Nossos gestos, ações e escolhas refletem nossa vida, nossas paixões e nossa fé.

Os cristãos de Sardes tinham uma fama que não condizia com a realidade. Para alguém que fizesse uma análise superficial a respeito dessa igreja dificilmente perceberia seu tenebroso estado. Eles continuavam a prestar seus cultos a Deus: oravam, jejuavam, dizimavam, ensinavam e falavam sobre as Escrituras, etc. Mas, Jesus é um exímio observador. E Sua observação é: “Conheço suas obras... E não as achei perfeita diante de meu Deus” (3.1-2).

Jesus os esta advertindo que as aparências de um cristianismo piedoso não refletiam a realidade de seus corações. Assim como os fariseus que foram censurados por sua falsa devoção a Deus, a igreja de Sardes caiu no mesmo engano.

A enganosa fama de Sardes, que se comportava como os vivos, a levou a morrer espiritualmente. Sem perceber consumida pelo pecado e indiferença, e em meio a tantas atividades e programações eclesiásticas, não teve período de ter um tempo a sós com Deus.

Precisamos nos dias de hoje de igrejas:

Temos que nos lembrar que Jesus nunca se deixa impressionar pelas aparências, ELE sonda e conhece nossos pensamentos e intenções, e sabe como anda nosso relacionamento com ELE.

Portanto, nos dias de hoje precisamos de cristãos que substituam os louvores dos homens por clamores por misericórdia divina. Que reconheçam suas fraquezas, suas vulnerabilidades, seus fracassos. Que confessem e abandonem pecados. De pastores e lideres que reconheçam suas limitações. De igrejas que clamem por Deus, que busquem ao Senhor, que disponha nas Mãos de Deus.

2° LIÇÃO: JESUS NOS CHAMA A VIGIAR (v. 3)

Sardes foi à capital do antigo reino da Lídia, que foi o primeiro lugar a forjar moedas. Mas, a vida cristã dos membros da igreja era pobre. A desnutrição espiritual por falta do Pão da vida e da Água da vida os levou a morrer na fé.

Jesus nos chama a vigiar:

•Estas andando com Deus? (Oração, jejum, leitura, meditação e obediência as Escrituras). A dificuldade em praticar o básico da vida cristã (amor a Deus e ao próximo) demonstra um cristão espiritualmente doente, na UTI em estado terminal.

A cidade possuía uma Acrópole, que era o santuário ou fortaleza localizado no ponto mais alto, extremamente importante na segurança e proteção da cidade. A acrópole da cidade de Sardes foi conhecida como a mais bem protegida de sua época, evitando invasões por parte de nações inimigas. Dando uma sensação de imunidade, de inconquistável.

Os moradores de Sardes devido sua aparência de invencíveis, pensavam que eram imunes aos ataques de seus inimigos. Jesus esta dizendo à igreja de Sardes que eles parem de achar que são imunes, reconheçam seus pontos vulneráveis, e volte aos fundamentos da fé cristã.

Jesus nos chama a vigiar:

•Suas vestiduras estão brancas? (santidade): a tolerância ao pecado demonstra o nosso distanciamento de Deus. Quanto maior a tolerância maior o distanciamento.

•Estas reconhecendo a Cristo diante dos homens? (fidelidade e compromisso): dificuldade em se posicionar como cristão. Nega a Jesus em atitudes e palavras. Tem medo de ser rejeitado e perseguido pelo mundo.

Jesus nos chama a vigiar, isto é, a prestar atenção de como anda nosso relacionamento com Deus. Cristo chama a igreja de Sardes para analisarem sua vida cristã. As atitudes diárias demonstram como anda nossa devoção ao Senhor.

Precisamos nos dias de hoje de igrejas:

Que revejam constantemente suas práticas cristãs. Que analisem com anda seu relacionamento com Deus. Que orem pedindo a orientação do Espírito Santo para viver o verdadeiro Evangelho.

Precisamos de igrejas que orem, lembre-se nosso tempo a sós com Deus é de extrema importância. Sem o fundamento forte da oração nosso relacionamento com Cristo será fraco e inconsistente. Mais do que serviços eclesiásticos, ELE deseja acima de tudo, um relacionamento vivo e amoroso com você

CONCLUSÃO:

Jesus não se impressiona com gestos de generosidade, discursos inflamados, orações longas, etc. Jesus quer nos ver naquilo que afirmamos ser, doamos, e realizamos. ELE deseja que nossas atitudes, palavras e orações reflitam que temos um relacionamento vivo com Deus.

Portanto, lembre-se do que você recebeu, ouviu e volte a praticar (v. 3). O Senhor chama a igreja de Sardes a voltar aos princípios básicos da fé cristã. Que eles voltassem a obedecer que eles reconhecessem seu estado de óbito espiritual e clamassem ao Deus que ressuscita aos mortos.

O Senhor deixa claro que se eles não estiverem atentos virá e eles não saberão a hora que isto ocorrerá. Foi exatamente o que aconteceu a cidade de Sardes quando foi invadida pelos inimigos que observaram atentamente e descobriu seu ponto fraco, e invadiu a cidade à noite e grande foi à destruição.

Em 1° Pedro 5.8-9 diz: “Estejam alerta e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor, como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe permanecendo firmes na fé”. Portanto, não tenha uma vida cristã de falsas aparências, e vigie em todo o tempo, buscando ao Senhor em oração e jejum. Busque a santidade, e aprenda a viver bem com todos servindo-os como se fosse ao Senhor. Lembre-se que caso esteja morto espiritualmente: Disse Jesus: “Eu Sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em Mim ainda que esteja morto viverá”. (João 11.25)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 20/03/2014
Código do texto: T4736060
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.