ARTICULISTA INSANO
 
Exigir honestidade de quem escreve talvez já seja uma ofensa nesses tempos confusos.Eu,no entanto,acabo por me descobrir um otimista incurável,capaz de tentar tirar leite de pedra e esperar coerência das falas de quem não mostra muita disposição para tanto.Assim,após ter lido CRISTIANISMO É INSANO,ensaio do autor Roni Kurono,supondo ser isso um nome ou alcunha,passei a listar não tão pequenos detalhes que escapam a uma leitura apaixonada ou menos criteriosa – de um simpático à perspectiva delineada no texto,naturalmente – com a intenção de não cometer tais deslizes em meus próprios textos no futuro e,sou otimista,despertar o leitor recantista para leituras mais críticas quando o tema é exposto tendo como fundo a mais indisfarçável histeria.

Pois bem,comecemos:

1.RESVALANDO EM MEIAS VERDADES


 
TEXTO : Se eu pregar por aí que todos que não me obedecem devam arder eternamente na fornalha, eu sou um psicopata insano. Mas Jesus pode fazer isso e ainda ser considerado o Salvador da humanidade.

 
COMENTÁRIO : Isso está correto!O fato é que Roni Kurono NÃO É JESUS CRISTO,por isso seria convidado a vestir uma camisa-de-força se ameaçasse com o fogo do inferno,por exemplo,a quem não seguisse seus preceitos.Transforme água em vinho em presença de testemunhas e depois a gente conversa...É necessário entender primeiro quem foi Jesus para os judeus de dois mil anos atrás,à luz de profecias constantes no Antigo Testamento, para perceber a singularidade de seu ministério e o peso de suas palavras sobre quem as ouvia.Sem isso não só questionaríamos a sanidade mental do próprio Cristo,mas também(e principalmente)a de quem lhe seguia.É óbvio que o autor do ensaio não se deu ao trabalho de conhecer o objeto do qual se ocupa seu texto,apenas achou conveniente seu Jesus meio Jim Jones, ou coisa que o valha,para os devidos fins desse destampatório banal.Seria perda de tempo tentar aventar rudimentos de soteriologia a quem não se mostra muito comprometido com a verdade,que lhe escapa por completo.

Prossigamos.

2.TEM QUE SER DO MEU JEITO!


TEXTO : Todas as ditaduras do século XX fizeram algo semelhante. Os ditadores mandavam os desobedientes para os campos de concentração. Mas a mensagem do Cristianismo é muito pior, os desobedientes vão sofrer para sempre. Tem gente que ainda relaciona "Cristianismo e liberdade" ou "Cristianismo e paz", ainda com uma mensagem destas. Será que ninguém pensa no quão insano é isto?
 
COMENTÁRIO : Do que podemos depreender que,na concepção do autor,o Cristianismo não oferece escolha alguma,ou,ainda melhor colocado,a única opção digna de interesse é a desobediência,ora essa!Fica fácil,desse jeito, entender o medo do Inferno que aflige o ateu,que para início de conversa nem deveria crer na existência do sobrenatural...O que o perturbado articulista não se dá ao trabalho de mencionar é que toda escolha acarreta conseqüências,evitar a conseqüência indesejada implica em fazer a escolha pelo que não lhe corresponda.Em Roma, não lhe será possível chegar a Lisboa embarcando num vôo com destino a São Petesburgo.Assumir determinada opção mas rejeitar sua inexorável responsabilidade sinaliza para um sintomático distanciamento da realidade.É como se a sua elaboração do real se desse não pelo viés da verdade mas pelo da vontade.Se não chega a ser insano sugere ao menos alguma desordem de caráter.

Andiamo...

3.A REFLEXÃO DUM NARCISO IMPRECISO
 
TEXTO : Ditadores fizeram diversas atrocidades no século XX. Todo mundo que tenha bom senso achou isso terrível, e com razão. Mas nenhuma destas pessoas, obviamente somente os crentes, se chocam ou pelo menos ficam pasmos com essa mensagem de que Cristo lançará os desobedientes no tormento eterno. Jesus pode? Alguns crentes mais fanáticos dizem que sim porque Deus seria o dono da nossa vida e que por isso poderia fazer o que quiser conosco. Gente reflexiva, que gosta da própria liberdade jamais aceitaria isso. Como diz Bakunin, "se Deus existe, o homem é escravo".
 
COMENTÁRIO : A partir de sua compreensão nenhuma do que seja a salvação através do sacrifício vicário de Jesus Cristo,continua a espernear contra o tormento eterno(teria sido o autor educado por jesuítas?).O problema aqui está em reduzir Deus ao que o autor pode alcançar,o que não seria lá essas coisas;mais que antropomorfizar o divino – grosso modo reduzi-lo a um seu aspecto – o texto estabelece uma relação política entre Deus e o homem,aplicando o apurado senso de justiça ao denunciar-lhe a incongruência.’Gente reflexiva’,como Aristóteles, e Platão antes dele,e Sócrates antes dele e até Parmênides teriam pena da empáfia adolescente dessas linhas irresponsáveis,mas vá lá,de Bakunin a Kurono o que permanece mesmo é o...

Bom, continuando...

4.SÓ QUE NÃO
 
TEXTO : Pessoas reflexivas e com senso crítico já não concordam com este cristianismo autoritário. Jesus é semelhante a um ditador. Os crentes tentam nos convencer através de malabarismos que não é, mas é sim. Basta ver diversas palavras do auto-intitulado salvador da humanidade e à mensagem dos próprios apóstolos.
 
COMENTÁRIO : Se ‘basta ver diversas palavras’, etc e nem todos obviamente compartilham dessa perspectiva, talvez seja porque alguém não leu o que deveria,ou leu muito mal,supondo ter lido alguma coisa,do que alardeia conhecer.Viu autoritarismo onde o mundo encontra conforto e paz não é de agora...Fazer o que,esses cristãos são mesmos uns ignorantes,não é mesmo?Uns alienados...A realidade,no entanto,essa estraga-prazeres contumaz,sugere que se o Cristianismo fosse de fato tão ruim como quer o articulista, não continuaria crescendo ainda hoje,e,por outro lado,se os verdadeiros sistemas totalitários,baseados em ateísmo como o comunismo,fossem alternativa decente ainda estariam incólumes indefinidamente,sem a menor necessidade de mudança de forma externa para continuar existindo.


5.MUITO AQUÉM DA ETERNIDADE

 
TEXTO : O papo de salvação e gozo eterno não torna a mensagem menos terrível, na verdade torna ainda pior. A bíblia diz que os salvos ficarão eternamente no paraíso com Deus e que "os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os [efeminados], nem os sodomitas,” ficarão de fora deste paraíso. Deus, sem um pingo de humanidade, mandará todos esses tipos de pessoas para um castigo terrível, um castigo infinito para criaturas infinitas. Mas a questão aonde eu quero chegar é: como ficarão as pessoas eternamente no céu sabendo que seus entes queridos arderão no inferno? A bíblia não diz, mas já escutei explicações extra-bíblicas que diziam que Deus apagariam as memórias das pessoas no paraíso para que não se lembrassem dos seus entes no céu. Tem algo mais macabro que isto?
 
COMENTÁRIO : Novamente submetendo Deus a critérios humanos,como se o criador devesse prestar contas à criatura,uma inversão de valores tão grotesca que por si só já desqualifica toda tentativa de argumentação em favor da pobre ‘humanidade’ oprimida.Supor Deus um tipo de ser,objeto externo portanto,não é o suficiente,faz-se necessário privá-lo de coerência:seria curioso estabelecer a lei moral para depois ignorá-la pura e simplesmente em favor de uma suposta ‘humanidade’ que desobriga o ser humano de sua responsabilidade.Note,leitor,a ausência da lógica mais superficial no tratamento do objeto sobre o qual se debruça o descabelado autor,e a coisa ainda desanda um pouco mais.Preocupado com as famílias separadas pela justiça divina,ao salvar os que creram e não aos demais,questiona sobre a lembrança de quem estará no Paraíso,sabendo que seus parentes não tiveram um destino dos melhores.Embora seja um questionamento pertinente(meu otimismo supõe alguma sinceridade,aqui)é,apesar disso,revelador da superficialidade da noção que o articulista parece possuir a respeito de Deus(jura?) e Eternidade:ao atribuir igual valor aos eventos pertencentes ao tempo e aos que são da Eternidade,estaríamos novamente ‘nivelando tudo por baixo’ e aplicando critérios e percepções temporais a um contexto que por definição e conceito não os comporta,dada sua natureza e idiossincrasias.O que sabemos sobre o que sentirão(sentem)os salvos com Cristo vai muito pouco além da especulação,qualquer referência(bíblica inclusive)a algo assim é linguagem operando além de seus recursos a fim de dar conta do inefável,do indizível.Qualquer leitor mediano das Escrituras ao menos suspeita disso...As ‘explicações extra-bíblicas’mencionadas,de igual modo,são leituras pessoais de autores diversos,umas interessantes,outras nem tanto,nenhuma definitiva a respeito do que,por fim,não é determinante da qualidade da fé de cada um,é apenas uma curiosidade.


6.ENTÃO TÁ!

 
TEXTO : Essa mascara de bom moço de Jesus já está caindo, ou melhor, já caiu, somente os cristãos que estão firmes com sua crença que ainda não perceberam, ou perceberam, mas aceitam como todo religioso dogmático. Achar que um homem que nada de humanista tem é o salvador da humanidade é uma coisa absurda, não há outro termo.

No fundo, quem ganha (e muito) com essa crença de inferno são os pastores e instituições religiosas, que usam do medo deste destino terrível para lucrar em cima dos fiéis. Eu gostaria que essa exploração em cima da crença alheia acabasse de vez, mas enquanto este pilar religioso chamado medo ainda estiver de pé, isso nunca acontecerá. Cabe a nós, os céticos, semear a dúvida pelo menos.
 
COMENTÁRIO : Após pintar Jesus Cristo como o monstro de um pesadelo terrível,infere que os que ainda insistem em segui-lo protagonizam um ‘absurdo’,em outras palavras,sua crença não é lá muito saudável.O que,dentro de suas percepções,faz todo o sentido,está claro.O problema é que,como indicado acima,suas percepções não são tão acuradas,mesmo para um otimista como eu,e embora não desonestas de todo,como eu julgara a princípio,padecem da falta de estofo típica de quem não se deu ao trabalho de conhecer com mais cuidado o objeto de suas digressões.
 
E finalmente arremata seu panfleto afirmando que a crença de muitos faz a fortuna de uns tantos velhacos,que novidade.Nada de novo ou digno de comentário,nisso.Não chega ao nível de um Lisandro Hubris,mas ainda assim não deixa de ser decepcionante.

.
Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 18/03/2014
Reeditado em 12/04/2014
Código do texto: T4734234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.