A complexidade do conceito individual ...
A complexidade do conceito individual é e sempre será utópico.
Muitas pessoas gritam aos “quatro ventos” que a sua estrutura emocional é baseada em um equilíbrio intocável, que está acima de qualquer espécie de influencia social e que o seu Universo sempre em movimento para uma reta e não circular não colide e sim se funde.
Porém está afirmação é no mínimo contraditória, podemos nos cercar de teorias mirabolantes de que o verdadeiro caminho é para frente, em linha reta, até pode ser, mas o verdadeiro movimento, o que deve ser realmente levado em conta é o movimento circular intrínseco, o individuo por sua natureza primitiva consciente ou inconscientemente pensa e repensa uma ação antes mesmo da própria ação e este princípio não permite sequer o conceito cru do individualismo.
Qualquer individuo faz parte de um conjunto que sofrerá modificações comportamentais para um ajuste no ambiente em que viverá, são adaptações que não podem ser feitas sem que aja uma modificação muitas vezes em seu conceito moral e ético.
Largue um individuo sozinho em uma selva sem contato com outros da mesma espécie que ele adotará comportamentos parecidos com as chamadas espécies inferiores
Podemos considerar a sociedade como uma selva? Quem são os indivíduos predadores? Eles existem? Do que se alimentam?
Por incrível que pareça a sociedade é sim uma selva, os predadores existem e o mais incrível é que estes predadores (pelo contrário de que se imagina) não são compostos por indivíduos mais fortes e eles se alimentam da fraqueza dos que se consideram equilibrados e mais fortes.
Um individuo influenciável, fraco que se deixa levar por influencias de terceiros reconhece naturalmente a fraqueza do chamado individuo forte, aquele que diz que não é influenciado por nada e vai minando o equilíbrio do outro por que ele precisa alimentar o seu egoísmo, sua inveja e no momento que ele consegue destruir a vida de outra pessoa em todas as formas, seja no campo profissional, familiar ou o relacionamento perfeito ele sente um prazer que beira a um orgasmo, este tipo de predador(a) entra facilmente na vida de qualquer pessoa disfarçada de amigo ou amiga e quando a vítima percebe (quando percebe) já deixou de ser uma pessoa ímpar e começa a questionar as principais características que a tornaram uma pessoa forte, deixa de acreditar em si mesma, perde a noção de quem realmente quer ajudar por que a vê como um ser humano da outra que quer se aproveitar da situação. Começam a questionar o papel que Deus tem em sua vida, muda radicalmente seu comportamento que começa a oscilar entre o bom e o mau humor bem como a direção em que usa essa energia positiva ou negativa, não é incomum descarregar as coisas em cima de pessoas que não tem nada a ver com isso.