Cadê Deus no Sertão

Andando de forma passageira pelo serão de Pernambuco, vi pessoas que moram em meio ao nada, uma casa no centro de um imenso pedaço de terra, rodeada até onde a vista alcança de galhos secos

Água? Quem achar, por favor, me dê um pouco, pra eu falar para essas pessoas que ela existe, e que um dia eles poderão vê-la. Talvez essa ideia possa dá um sentido mais concreto as suas vidas, mais concreto que a terra seca que impede o plantio.

Onde está a perspectiva dessas pessoas?

A diante vi montanhas imensas, que me faz lembrar a fé, não sei por que, mas talvez porque me lembra da ideia de que Deus mora no céu. Eu falei Deus né? Mas talvez me imaginando dentro da situação eu me pergunto: Onde está Deus? Será que Deus está nessa terra de chão rachado e ganhos secos? Passei umas boas horas procurando Deus... Passei mais tempo do que eu esperava. Então vi diversos ninhos de pássaros e isso me trouxe alguma esperança, por saber que em meio aquela seca, os passarinhos cuidavam de seus ninhos e consequentemente de seus filhotinhos, Deus também cuida de seus filhos né? Enfim, Cansei de procurar Deus, talvez eu esperasse algo sobrenatural ou poético, mas nada disso me ocorreu, pelo menos que os meus olhos naturais pudessem vê, talvez o não enxergar Deus em meio ao caos seja produto da podridão e da forma deturpada e esplendorosa que tenho de pensar e apontar os conceitos de bom ou mal, talvez Deus tenha passado em muitas coisas que eu não pude enxergar. Talvez Deus seja a natureza e também esteja afetado pela ação de nossas mãos. Talvez Deus seja a ultima gota de agua no rio. Talvez Deus seja a tipologia do pássaro que fez o seu ninho para procriar. Talvez Deus seja a força que faz com que essas pessoas acordem e queiram terminar o dia e durmam com a consciência de que aquelas são suas vidas e o que elas poderem fazer para vive-las o farão. Talvez Deus não seja nada disso, e isso não só algumas especulações de uma viajante querendo escrever pensamentos, mas existe algo extraordinário nisso tudo e acredito que é Deus, pois Suas coisas nunca farão sentido à lógica humana.