Linha do Tempo

O senso comum, temporalizando as coisas, projetando o tempo no mundo, inverte as relações, e as inverte porque toma essa sombra de tempo sobre o mundo como paradigma, isto é, toma a realidade objetiva como modelo para pensar a temporalidade da consciência. As coisas não são temporais, o mundo não é temporal, a nossa consciência é. O futuro e o passado existem somente no agora, na forma temporal de minha consciência, e não como tempos separados do Agora. Só existe o Agora, o que denominamos presente. O tempo vem do passado para o presente, vem do futuro para o presente, porque só existe o presente, o que supostamente passou (passado) e o que supostamente há de vir (futuro) só existem neste instante, porque a nossa consciência só capta este momento, que é sem fim. O tempo não passa, as coisas não passam, como supõe a vã filosofia comum. O fluxo temporal é uma linha sem repartições.

Profano
Enviado por Profano em 04/03/2014
Código do texto: T4715437
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.