Fluxo-espiritual: Panteísmo, Pantiteísmo e Panenteísmo . Esoterosofia?

O que é Deus para você? O que é o universo?

O estudo do esoterismo feito à maneira dos esoteristas é a esoterosofia, onde utiliza-se o método das concordâncias. Mas o que seria esse estudo se colocado às perguntas básicas e primordiais.

O que seria o fluxo-espiritual?

Seria uma mistura de Panteísmo, Panenteísmo e Pantiteísmo ao mesmo tempo, num fluxo, ora sendo um, ora sendo outro e ainda sendo um terceiro num outro momento. Muita loucura? Andei tomando umas e outras e fui escrever? Nada disso. Essas reflexões, se é que posso chamá-las assim, vieram à mim a partir da leitura do livro Panteism and Christianity de John Hunt, 1884, na qual o autor disseca várias religiões e filosofias espiritualistas ou não. Poderia citar muitas outras leituras espirituais, indo desde OSHO, passando por Sociedade Teosófica até livros de teologia católica.

Mas como definir o indefinível, o incognoscível?

Quando alguém plenamente medita ou quando plenamente existe meditação em algum lugar, é panteísmo: O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente e imanente,1 ou que o Universo (ou aNatureza) e Deus são idênticos.2 Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal,antropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan (que significa "tudo") e theos (que significa "deus"). Embora existam divergências dentro do panteísmo, as ideias centrais dizem que deus é encontrado em todo o Cosmos como uma unidade abrangente.3 Recorrendo ao Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, lemos que o panteísmo só admite como Deus "o todo, a universalidade dos seres", não sendo portanto, um conteúdo em particular Deus, mas sim a totalidade deste4

Quando alguém plenamente ora ou quando plenamente existe oração em algum lugar, é pantiteísmo: Pantiteísmo é designação dada a uma corrente filosófica e doutrinária, derivada do krausismo, que reconhece a presença de Deus em todos os lugares e em tudo.1 Como doutrina, foi proposto inicialmente pelo filósofo português Cunha Seixas, sendo de seguida adoptado por diversos pensadores ibéricos.2

Quando alguém é bem recebido no mundo psíquico ou quando louva, ou quando alguém está plenamente consciente é panenteísmo: Panenteísmo (pan-en-teísmo), ou krausismo, é uma doutrina que diz que o universoestá contido em Deus ou nos deuses, mas Deus ou os deuses é/são maior(es) do que o universo. É diferente do panteísmo, a crença de que Deus ou os deuses e o universo coincidem perfeitamente (ou seja, são o mesmo). O termo foi proposto por Karl Christian Friedrich Krause, na sua obra System des Philosophie (1828), para designar a sua própria doutrina teológica que pretendia servir de mediação entre o panteísmo e oteísmo. O termo passou a ser utilizado para designar múltiplas tentativas análogas, extravasando o sentido original que lhe fora atribuído por Karl Krause1 .

Pode ser um estado (louvor, oração ou meditação) em qualquer uma das doutrinas e/ou nenhuma delas especificamente por muito tempo; o importante é que o fluxo dos três estados e das três doutrinas está presente continuamente. E até mesmo em sincronia, ao mesmo tempo, quando do estado do satori ou êxtase espiritual.

Deus é tudo isso em muitos maiores desenvolvimentos e desdobramentos exponenciais. Um fluxo incompreensível porque incomensurável e ininterrupto do universo para todos e de todos para o universo. Uma egrégora planetária e universal.

Daí o fluxo (espiritual), a compreensão desse fluxo em termos espirituais.