"FAZENDO A COISA CERTA PELO MOTIVO ERRADO"
De que me adianta fazer todas as coisas de modo certo, se as faço pelas motivações erradas?
Se estou fazendo o bem ao próximo, se dou esmolas, devolvo meu dízimo, se ajudo um idoso a atravessar uma rua, se dou pão a quem tem fome e água a quem tem sede, se visito enfermos em hospitais, se vou a presídios, se distribuo folhetos e falo da palavra de Deus onde for, ainda que eu faça tudo isso e muito mais, porém se for pela motivação errada de nada adianta, não terei recompensa nenhuma, pois se estou fazendo para agradar aos homens, para ser bem vista e louvada por eles já estarei recebendo o meu galardão, a minha recompensa aqui mesmo na terra.
Deus sabe todas as coisas, Ele sonda e esquadrinha nossos corações, pensamentos e motivações. Ele nos conhece, e ainda que estejamos usando máscaras de santidade, se não estivermos fazendo tudo por amor a Ele e ao próximo, estaremos somente plantando em terreno alheio, pois até podemos ganhar almas para o reino, as pessoas irão tirar bom proveito de nossas ações, porém não estaremos edificando e salvando a nós mesmos, estamos apenas vivendo uma fantasia, uma farsa, estamos apenas representando o papel do "Bom Samaritano".
"E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre." (1 Crônicas 28:9)
"As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne." (Colossenses 2:23)