Eleição: o Antes e o Depois

Ano de eleição: o Antes e o Depois

Aí os demônios viram anjinhos!

Param seus carrões, nos oferecem carona. Recebem-nos em suas mansões, convidam-nos aos jantares. Quando nos encontram nas ruas, param, fazem questão de cumprimentar, apertar a mão, abraçar.

Prometem mundos e fundos! Emprego pra você, sua família, seus amigos. Casa, carro, comida e roupa lavada. Até bancam seu casamento, o batizado do seu filhos, custeiam sua formatura...

Sobem em palanques e dão uma verdadeira aula de cidadania e bom senso. Tão bem educados! Tão boas gentes! Pais de famílias exemplares! Maridos fiéis e preocupados! Cidadãos participativos!

Vão às festas, dançam, bebem com a ralé, comem churrasquinho de gato na feira com os pobres, abraçam mendigos, beijam crianças, apalpam velhinhas... Pegam em pás, enxadas, carregam carrinhos de mão cheios de areia e cimento. São todos sorrisos!

Deixe passar a eleição...

Se você bobear, pode ser atropelado por um deles. Precisa de ajuda? Peça a São Quizinho, Santo Sepulcro, Santa Mentira, menos a ele.

Emprego? Casa? Carro? De repente, dá uma amnésia total! Quando prometi? A quem? Não, você está enganado.

Vai procura-lo em sua casa? Boa sorte! Ele deve estar viajando em Lua de Graxa com sua excelentíssima esposa (ou amante), em alguma reunião importante, a negócios, com uma dor de barriga na latrina, tomando umas biritas com o governador... Qualquer desculpa, só não vai lhe atender.

Ao público, agora, só reclamações. O salário é pequeno, as leis são ineficazes, o partido está cortando verbas, ele está sem tempo...

Almoços com os ricos puxa-sacos. Abraçar você? Pode transmitir uma doença séria, ele não vai correr o risco de se contaminar. Velhinhos e mendigos? Tire-os do seu caminho, pois pode passar por cima, literalmente. Crianças? Mandas estas pestes calarem a boca ou eu as entupo!

Abram os olhos, meus caros!

Milene Gomes
Enviado por Milene Gomes em 21/02/2014
Código do texto: T4700411
Classificação de conteúdo: seguro