Às vezes devemos apenas viver...

Leia, se tiver tempo e quiser...

Às vezes o mundo é mais simples do que alguns desejariam que fosse. Às vezes o mundo não precisa de tantas bases teóricas como alguns desejam ardentemente.Às vezes o mundo é simples, sim. E na maior parte do tempo nós, seres humanos e "pensantes" adoramos complicar e dificultar o simples ser e viver.

Criamos e nos baseamos em infinitas teorias sobre o ser e sobre o pensar, quando na maior parte das vezes basta sermos autênticos e deixar as coisas se apresentarem como são. Adoramos nos apegar às inúmeras filosofias e basear toda nossa existência nelas.Não, às vezes Nietzsche não sabe nada sobre o ser vivente.

Às vezes Freud, Jung, Skinner não sabem NADA do comportamento humano. Às vezes Gandhi, Madre Teresa, Buda, Jesus e outros tantos seres iluminados não sabem nada do ser humano enquanto essência própria que se expressa apenas pelo próprio e ÚNICO ser que é.

Acho, no entanto, que se formos éticos e respeitar o outro, chegaremos a uma existência muito mais bela e verdadeira. Acho que no exercício de ser psicólogo devemos ser mais simples e priorizar o contato que se dá naquele momento da terapia e abandonar aquele topo de pirâmide que alguns pretendem viver com seus mortos e eternos "mestres".

No contato com o ser que se apresenta à nossa frente, devemos ser éticos e verdadeiros e acolher aquilo que nos apresenta como sofrimento, embora alguns estudantes e alguns já doutores achem engraçado e muitas vezes pretender saber mais da vida do paciente do que aquele próprio que vive sua dor.Sejamos mais simples, mais honestos e deixemos a vida se apresentar mais livremente e mais livre de tantas bases que OUTROS viveram.

Certamente que o conhecimento é e deve ser compreendido, mas jamais tido como verdade absoluta.

Renan Sposito
Enviado por Renan Sposito em 21/02/2014
Código do texto: T4700165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.