O Vazio Existencial
A correria desenfreada para lugar nenhum produz um desgaste emocional e psíquico na criatura humana, que tomba no vazio existencial de si mesma. A falta de objetivos nobres a serem traçados durante a programação da vida, a preocupação em aparecer nos outdoors do mundo, de ser reconhecido, a luta contra o relógio,de ser amado sem lograr amar, o desejo de posse, acumula na criatura uma onda de ansiedades que resumam cada vez mais, desumanizando o indivíduo que perde a identidade de si mesmo, sem opiniões, sendo levado pela maré de informações e pelos pontos de vistas dos que estão ao seu redor. A falta de amor próprio ou auto-amor, de paciência e amor ao próximo, principalmente com suas dificuldades e vazios da existência, leva o indivíduo à irritação com graves ressonâncias no aparelhamento nervoso, levando-os não raras vezes à neuroses e psicoses profundas de difíceis reparações, quando não, foge espetaculamente para a drogadição, o alcoolismo e para o sexo sem significado logo frustado pelo prazer ligeiro. Analisando a problemática do homem moderno, os problemas sócio-econômicos-culturais dos dias hodiernos, podemos constatar claramente que o homem perdeu o endereço com seu Deus interno, perdido no seu orgulho e ambição descabida, no acúmulo cada vez mais de bens materiais sem a correspondente dignificação da criatura através da espiritualidade cada vez mais deixada de lado. As ações beneficentes de apoio aos mais necessitados, os excluídos do contexto social, não ganham espaço na vida dos indivíduos cada vez mais perdidos em suas preocupações; as poucas metas traçadas e não vividas correspondente ao imediatismo atormentador, as emoções com as quais a maioria das vezes não sabe lidar, faz com que grande parcela da sociedade se isole através das depressões profundas e na reconhecida e aterrorizante “Síndrome do Pânico” que exibe os fantasmas do indivíduo frente aos enfretamentos que não soube lidar no passado. A Psicoterapia aliada a Logoterapia do Psiquiatra Vienense Viktor Frankl ajuda a diminuir o quadro de vazio das criaturas, com o correspondente apoio da fé religiosa raciocinada que leva à criatura aos cometimentos saudáveis e a uma vida plena, constituída de um sentido em potencial. O indivíduo passa de “alguém” à “ algo” constituído de imenso significado existencial, e portador de uma capacidade que transcende aos limites de espaço- tempo. As palavras do Cristo, sempre de grande atualidade, fazem dos adeptos da religiosidade Cristã, trabalhadores incessantes contra suas mazelas morais que lhes aturdem e afligem. Buscando sempre a humildade e à disciplina no serviço cotidiano, se tornam os “Bem- Aventurados os pobres de espírito” do Sermão da Montanha, e encontram enfim ainda em Terra, o Reino Dos Céus da Promissão Bíblica.
Carmo de Oliveira
“Texto Baseado nas obras “O Homem Integral”,” O Ser Consciente” e “ Amor Imbatível Amor” de autoria de Divaldo Pereira Franco por Joanna de Ângelis.