PERGAMO - NÃO PERCA A ESSENCIA

A IGREJA DE PÉRGAMO

Apocalipse 2. 12-17

Introdução: Daremos seqüência ao Estudo: Cartas de uma Ilha Solitária. Na semana passada estudamos a Igreja de Esmirna, vimos à importância de termos uma nova visão sobre: as riquezas, sobre as perseguições e sobre a morte.

Conforme aprendemos no estudo passado, estas Cartas são escritas pelo apóstolo João quando este estava preso em uma ilha penal do Império Romano chamada Patmos. Nesta ilha Cristo aparece para João e lhe entrega importantes receituários a serem entregues a sete igrejas que necessitavam da cura e consolo de Nosso Amoroso Jesus Cristo (Ap. 1.9-20). Hoje estudaremos a Igreja de Pérgamo.

Igreja de Pérgamo

Logo no começo da Carta encontramos uma bela afirmação seguida de uma frase assustadora. A bela afirmação é que Jesus diz àqueles cristãos que sabe onde eles habitam. O Senhor conhece todas as dificuldades que eles estão enfrentando: perseguições, morte, e tentações. E sabe também da perseverança que eles têm demonstrado.

A frase assustadora é que eles habitavam onde estava localizado o trono de Satanás, onde Satanás habitava. Na cidade de Pérgamo havia o imponente Altar dedicado a Zeus, uma oponente construção arquitetônica. Pérgamo era o centro de quatro cultos pagãos prestados a Zeus, Dionísio, Asclépio e Atena. E também havia o culto ao imperador.

A razão de Cristo afirmar que os cristãos de Pérgamo viverem onde estava localizado o trono de Satanás, é que a cidade estava mergulhada na idolatria, na imoralidade sexual, no misticismo pagão, na invocação de falsos deuses. O poder romano hostil, pagão, e perseguidor imperavam em Pérgamo. Esta era a situação dos cristãos de Pérgamo, este era o lugar onde habitavam, onde precisavam viver o Evangelho, sendo luz do mundo e sal da terra (Mateus 5. 13-14). Os cristãos de Pérgamo começaram a perder a essência do Evangelho, e alguns começaram a ceder às pressões diárias. Por este motivo Jesus envia o bálsamo que trás cura e restaura a alma. Estudaremos duas importantes lições, a saber:

1.ADVERTÊNCIA: NÃO PERCA A ESSÊNCIA: NÃO CEDA A PRESSÃO DO MUNDANISMO

Os cristãos de Pérgamo enfrentavam diversas pressões para cederem ao mundanismo, para agirem como os demais habitantes daquela cidade. Em Apocalipse 2.13 lemos que eles não renunciaram a fé em Cristo, mas alguns estavam se tornando crentes carnais (Ap. 2.14-15).

Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade? (Gálatas 5.7).

Os cristãos de Pérgamo começaram bem sua jornada cristã, mas estavam cedendo, a saber:

Ensinos de Balaão: Falso profeta que ensinou Balaque a induzir o povo israelita a comer alimentos sacrificados e a praticar cultos pagãos que envolviam a imoralidade sexual.

Ensinos de Nicolaítas: uma seita que ensinava que os atos da carne não afetavam a pureza da alma, incentivando práticas sexuais ilícitas.

Ao agirem conforme os ensinos de Balaão e dos Nicolaítas a Igreja de Pérgamo começou a perder a essência do Evangelho, esqueceram que “um pouco de fermento leveda toda a massa” (Gl. 5.9). Começaram a ceder em alguns pontos e a paixão pela oração, o compromisso com a santidade, e o amor absoluto ao Senhor Jesus perderam vigor.

Para não cedermos à pressão do mundanismo é necessário:

Moeda do Imperador Constantino: a moeda de Constantino tinha de um lado as letras do nome de Cristo e do outro lado a figura de Apolo, o deus sol. Como se não ousasse renunciar o deus sol (História da Igreja Oriental pg. 184). A Igreja de Pérgamo corria no mesmo erro de Constantino: queria servir a Deus sem romper com as práticas do mundanismo.

Compromisso com a santidade: Os cristãos de Pérgamo sabiam como deveriam agir, estavam cientes que a imoralidade sexual é condenada por Cristo, tinham ciência que como filhos amados do Senhor deveriam ser imitadores de Deus (Ef. 5.1). Sabiam que não deveriam participar de tais atividades, mas estavam cedendo a carnalidade.

Precisamos afirmar nosso compromisso com a santidade: Lembrem-se pequenos pecados são como pequenos ladrões, abrem as portas para os maiores. Tão certo como uma dose de veneno irá matar o corpo, a indulgência para o pecado destruirá a alma. Não podemos dar ocasião à vontade da carne (Gl. 5.13). Os que pertencem a Cristo crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos (Gl. 5.24). O que importa é ser uma nova criação (Gl. 6.15).

2.ADVERTÊNCIA: NÃO PERCA A ESSÊNCIA: NÃO CEDA AO DESÂNIMO ESPIRITUAL

O Asclépio foi o primeiro e completo SPA de saúde da história, localizado em Pérgamo, era um diferencial na cidade. Um cansado viajante poderia ter suas forças renovadas em um banho de lama, ou em outra atividade relaxante. Quando temos todo o conforto tendemos a relaxar, este era o propósito do SPA de Pérgamo, proporcionar relaxamento aos seus visitantes e moradores.

O relaxamento espiritual envolve grandes perigos, quando cristãos buscam a acomodação e fogem das disciplinas espirituais gera em suas vidas uma falsa espiritualidade, que conduz a uma pratica religiosa enganosa.

Os crentes em Pérgamo continuavam se reunindo em seus cultos e reuniões semanais, eles ecoavam louvores a Cristo, e praticavam toda a liturgia eclesiástica. Entretanto, o pecado não abandonado gera a incredulidade, e a incredulidade gera o desânimo, e o desânimo gera a morte espiritual. A advertência de Jesus é que eles não perdessem a essência cedendo ao desânimo espiritual. Jesus os esta repreendendo dizendo aos cristãos para eles voltarem a viver no Espírito Santo e dessa forma eles não satisfarão os desejos da carne (Gl 5.16).

Para não cedermos à pressão do desânimo é necessário:

Paixão pela oração: A carnalidade nos leva ao desânimo espiritual, e a oração demonstra de forma precisa como esta a nossa vida cristã. A oração combate a carnalidade, e nos leva a gerar frutos agradáveis ao Senhor Jesus. Oremos ao Senhor clamando por purificação, que ELE nos lave para sermos vasos úteis para Seus Desígnios. A oração nos levará a sermos guiados pelo Espírito Santo a cada momento, oremos pelos frutos do Espírito em nossas vidas: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl. 5.22, 23). Pessoas conduzidas pelo Espírito que manifestam seus frutos no viver diário, que clamam ao Senhor em todo o tempo não experimentam o desânimo espiritual.

O REMÉDIO NECESSÁRIO PARA PÉRGAMO: AMAR AO SENHOR E SUA PALAVRA

A rica cultura de Pérgamo disputava com Atenas e Alexandria, sua grande biblioteca reunia mais de mil volumes, era uma quantidade fenomenal para aquela época. Os moradores da cidade tinham obsessão em colecionar livros. Jesus incentiva a Sua Igreja localizada em Pérgamo a estudar a fundo um Livro em particular, a Bíblia.

Jesus se apresenta como Aquele que tem “a espada afiada de dois gumes” (Ap. 2.12). Um instrumento preciso para cortar separando a parte boa da parta estragada. Em Efésios 6.17 diz que a Palavra de Deus é a espada do Espírito. Isto é, o Espírito Santo utiliza a Bíblia para nos santificar. Em Hebreus 4.12 reforça este pensamento dizendo que a Palavra é viva e eficaz, e discerni os propósitos e pensamentos do coração.

O Teatro de Pérgamo era o mais íngreme dos teatros de sua época, e seus moradores podiam assistir as mais belas estórias, e aprender conceitos filosóficos. Hoje, temos também diversas formas de nos distrair, e aprender importantes conceitos escolares. Mas, o convite que o Senhor fez a Igreja de Pérgamo faz também as igrejas de hoje: Muitas coisas podem te entreter e ensinar, mas somente a Palavra de Deus te santifica e te faz um imitador de Cristo. Quanto mais buscamos ao Senhor em oração, quanto mais aprendemos de Sua Palavra, mais transbordará de nós Sua Presença abençoando os que nos rodeiam.

Recuperando a Essência: O Exemplo de um Jovem Resgatado pelo Apóstolo João

O historiador da Igreja chamado Eusébio relata esta história: João encontrou este jovem rapaz na cidade de Éfeso, e devido sua desenvoltura espiritual o recomendou para a liderança e ele recebeu o treinamento pastoral. Mas, ele foi perdendo a essência espiritual, foi abrigando pecados em seu coração, foi se envolvendo com amizades perigosas. Ele já não orava como antigamente, já não lia a Palavra de Deus, pouco a pouco foi se distanciando do Senhor. E infelizmente começou a roubar, tornando-se líder de uma violenta gangue de ladrões. Quando João soube disso pediu um cavalo e foi para perto da cidade onde essa gangue atuava e acabou sendo capturado por eles. João pede para ser levado para conversar com o líder deles, assim que o rapaz vê o apóstolo foge dominado pela vergonha, mas João apesar da idade corre atrás dele gritando: “Não temas, ainda há esperança para você. Eu intercederei a Cristo em seu favor. Darei a minha vida pela sua. Creia! Cristo me enviou”. Finalmente o rapaz parou. Ele jogou sua espada no chão, voltou-se para os braços do apóstolo e chorou copiosamente. João ficou um tempo com ele, fortalecendo sua fé. O rapaz retornou a igreja e voltou a ter uma vida cristã exemplar.

Pedra Branca e a Pedra Preta: Nos tempos antigos os jurados usavam pedras pretas e brancas para definirem suas sentenças, uma pedra branca significava inocência, a preta significava que o réu era culpado. Quando o júri decidia o juiz entrava no tribunal e exibia a pedra branca ou a pedra preta. Na Carta a Igreja de Pérgamo existe a ilustração da pedra branca, e ali o Senhor esta dizendo que todo aquele que não perder a essência espiritual, que permanecer firme na oração, e leitura bíblica, que não ceder às tentações, mas viver o Evangelho receberá a Pedra Branca de Suas Mãos.

A Pedra branca também era dada a convidados que deixava a casa de um amigo, o anfitrião quebrava a pedra no meio e ficava com a metade e dava a outra para seu convidado e dizendo-lhe que caso algum familiar dele ou amigo passasse na região onde ele morava que trouxesse essa pedra branca e as pedras seriam encaixadas e os amigos ou familiares deste seriam recebidos com alegria na casa do anfitrião. A pedra branca é a forma de Jesus nos dizer que somos declarados inocentes e somos bem vindos em Sua Casa, temos um lugar em Sua mesa!

CONCLUSÃO: Portanto arrependa-se! (Ap. 2.16). Vivemos em tempos em que precisamos prevalecer diante as pressões diárias que sofremos. Somos pressionados a perder a essência e nos tornarmos cristãos carnais e descompromissados com uma vida santa e consagrada ao Senhor Jesus. Portanto, não perca a essência, não ceda ao mundanismo. Busque a santidade em todos os seus atos, ore para ter repugnância pelo pecado. Não perca a essência, não ceda ao desânimo, uma vida fraca de oração leva ao desânimo, o pecado leva ao desânimo espiritual. Assim sendo, ore! Busque ao Senhor com todas as suas forças. O remédio que nos purifica nos transforma e nos cura é o contato diário com a Palavra de Deus. Tenha um tempo a sós com o Senhor, para ler Sua Palavra e buscá-lo em oração!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 03/02/2014
Código do texto: T4676121
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.