Gratificante
Ás vezes certas situações nos pegam de jeito. Lembro-me bem que quando fui trabalhar
nos primeiros dias na APAE de Florianópolis, me assustei muito, tive vontade de sair correndo. Achei que não conseguiria.
Inclusive tinha um primo do meu Ex marido Down,que eu não chegava perto dele quando eu era nova, por não saber o que fazer, por
medo, desconhecimento..
Sei que aqui na APAE levei meses para acostumar aos poucos, levei um soco nas costas, pois eu estava no caminho de um autista. Levei cabeçada no queixo etc...
Quando eu vi a aluna que não citarei o nome, mas era toda desfigurada, pensei, vou embora, ela babava, ela batia, eu passava longe dela e uma vez fiquei cuidando dela no correto (lugar que ficam após o lanche) tinha que segurá-la com força, pois ela tinha muita fome mas tinha muitos tipos de doenças e não podia comer e ai jogava tudo, quebrava tudo; Levei ela para o coreto segurei bem ela me deu uma cabeçada por baixo do queixo, que pensei ter cortado a língua.
No outro ano ela veio pra mim, eu pensei, não vai dar. E deu, eu amava tanto ela, tinha uma pena dela, tinha algo que nos unia. O problema dela foi uma gestação gemelar, a outra nasceu linda e ela assim.Parece que a gente se entendia no olhar, ela me espiava . No outro ano faleceu.
O problema pra mim são as perdas dos alunos, como dói.
Mas o nosso trabalho é pesado, cansativo, mas é gratificante ver aqueles alunos sorrirem, darem gargalhadas, e como tenho manias de fazer palhaçadas eles riem muito. Eu tinha um que me pedia água e como ele tem muita espasticidade, nós dois virávamos tudo e ele ria sem parar. Só que APAE não é pra todos, não pode ter nojo, muitas vezes precisamos trocar alunos quando os auxiliares estão ocupados, enfim tem que gostar mesmo. E uma coisa confesso vou fazer 7 anos de APAE me tornei outra pessoa, sou mais simples, deixei de ser tão tímida,muito mais carinhosa, amorosa, enfim aprendi mais com eles, do que eles comigo.
"Mas pra mim, Na vida o valor está em fazer o que se gosta, porque não adianta tu fazer por dinheiro e ser um infeliz, estar sempre mal humorado,
não fazer com prazer!" Mas cada um sabe de si