Religare

Religião vem do latim ¨religare¨, tem o siginificado de religação. Essa religação se refere entre uma nova ligação entre o homem e Deus. Sabendo disso, conclui-se que o real significado da palavra é JESUS CRISTO.

Para o sociólogo venezuelano, Otto Maduro, o termo religião é "um vocábulo situado histórica, geográfica, cultural e demograficamente no seio de uma certa comunidade lingüística e que é esta situação particular que dá o sentido ao vocábulo; um sentido rico, mas, no fundo, um sentido complexo, variável, multívoco e confuso." Até mesmo o respeitadíssimo sociólogo da religião, o alemão Joachim Wach, em sua obra Sociologia da Religião, afirma que uma definição de religião está fora de sua proposta, mas que é exeqüível compreendê-la como "a experiência do Sagrado.

Uma relação religiosa em si não necessariamente ela é libertadora. A religião também pode ser opressora, contribuindo para uma mentalidade de escravidão num processo de alienação, doutrina, instituição... Alguém que se assenhora de outra pessoa numa voz silenciosa tornando o individuo ainda mais preso, dogmatizando e não ensinando a pensar com verdade e clareza. É importante como cristão, ter uma consciência de liberdade espiritual profunda e exclusiva de amor, esperança, solidariedade e compaixão. Esse é o verdadeiro sentido do evangelho.

Adria Andrade
Enviado por Adria Andrade em 15/01/2014
Código do texto: T4650112
Classificação de conteúdo: seguro