Orgulho de Ser Brasileiro... Não, Obrigado

Fiz esse texto para justificar meus motivos para não ter o mínimo orgulho de minha nacionalidade, pois muita gente se choca com minha total falta de patriotismo.

Eis 10 motivos iniciais para eu não ter nenhum orgulho de ser brasileiro:

01- O Brasil não é um País sério, isso é evidente para quem tiver percepção sobre a realidade dura desse país onde os as coisas mais sérias são entendidas como despesas e as futilidades são entendidas como prioridades.

02- O Brasil é um dos países onde a maior parte do povo lê muito pouco ou nada durante o ano inteiro, um povo que não lê e não escreve é facilmente manipulado e tem mente atrofiada.

03- No Brasil quem estuda e formula suas próprias opiniões investindo demais em si mesmo passa a ser considerado louco e excluído, diferente de países sérios onde a intelectualidade é valorizada pelo progresso da humanidade.

04- No Brasil quem valoriza as artes e cultura, história do País, fala e escreve corretamente, é educado, é discreto e busca ser alguém melhor vai ser negativado por pessoas medíocres.

05- No Brasil o governo não investe na produção intelectual e no desenvolvimento do potencial das pessoas, a prova disso é a dificuldade em produzir livros de baixo custo com apoio governamental.

06- No Brasil a bunda é mais importante que o cérebro, por isso a produção intelectual é de poucos e as baixarias são de muitos fazendo a cultura nacional tornar-se uma bosta.

07- No Brasil o futebol, farras, bebedeiras, carnaval e má educação são mais importantes e divulgadas que educação, artes e cultura, saúde, cidadania, ecologia, avanço tecnológico, infraestrutura e segurança pública.

08- O Brasil investe um percentual pequeno de seu PIB (produto interno bruto) em áreas essenciais como educação, artes e cultura, saúde, cidadania, ecologia, avanço tecnológico, infraestrutura e segurança pública.

09- No Brasil o funcionalismo público é muito deficiente, repleto de funcionários repetindo as mesmas tarefas por décadas com uma burocracia exagerada que mais atrapalha do que ajuda, gerando atraso e problemas.

10- No Brasil os impostos são abusivos, por isso o preço de casas, carros, motos, comida, combustível e tantas outras coisas necessárias são muito mais caras que em países vizinhos do Mercosul.

Mais 10 motivos para pensar:

11- No Brasil a Justiça funciona a favor de quem é rico, milionário ou bilionário, para eles a impunidade reina e até quem é pobre ou de classe média pode fugir muito das punições merecidas.

12- Os ídolos do brasileiro médio são os piores possíveis: jogadores de futebol idiotas e incultos, apresentadores de TV ignorantes, atores e atrizes sem conteúdo, modelos e dançarinas vulgares inúteis e outros tipinhos.

13- A "humildade brasileira" consiste em não buscar ser melhor como pessoa, profissional, cidadão, amigo e outras classificações, na verdade isso se foca em ser medíocre e apreciar sua estagnação e comodismo.

14- No Brasil é comum notar pessoas com má educação em atos como: furar filas, xingar em público, fazer vexames e humilhações públicas, jogar lixo e outras sujeiras no chão e na rua, colar chicletes mastigados etc.

15- O povo brasileiro não luta contra os políticos corruptos e criminosos que dominam o país sucateando as principais áreas que devem ser valorizadas para o progresso e sustentabilidade da nação.

16- O povo brasileiro não luta contra teocracias que buscam destruir liberdades individuais e direitos civis, sendo essas as maiores inimigas do desenvolvimento tecnológico e científico nacionais.

17- O povo brasileiro não possui qualquer interesse e respeito por sua própria história e construção da nação, a prova disso é que vários prédios e monumentos são roubados, vandalizados e destruídos.

18- É comum que vários brasileiros não conheçam suas origens genealógicas criando uma grande dúvida sobre de onde vem sua família.

19- No Brasil é comum que homens e mulheres se vistam mal e tenham gosto por modas de péssimo gosto sendo comum a ausência da elegância e decência.

20- É muito comum que brasileiros evitem falar o que realmente pensam e sentem para evitar problemas com outras pessoas, esse costume gera falsidade e intrigas.

Mais 10 motivos para fechar o raciocínio:

21- Mentir e enganar os outros para obter vantagens desonestas, ser hipócrita e demagogo e "fazer média" é comum em muitos Estados do Brasil.

22- No Brasil futebol é supervalorizado, sendo comum ter pouco patrocínio para outros esportes e tendo grandes brigas e confusões movidas por torcedores e torcidas organizadas.

23- Novelas brasileiras divulgam como corretos os piores comportamentos e são mais valorizadas que o cinema nacional que é muito mais vasto e interessante que as novelas.

24- O Brasil exporta sua cultura para outros países latino-americanos e de outros continentes, mas só busca cultura norte-americana e europeia, tanto que é comum que brasileiros desconheçam a cultura de Países vizinhos e tratem os mesmos com desdém.

25- Muitos brasileiros adoram falar mal do Brasil entre brasileiros e desonestamente falam bem do País que tanto pisam para os estrangeiros, chega a ser cômico além de feio notar essa falsidade.

26- No Brasil muita gente fala e escreve errado e incorpora palavras estrangeiras em seu vocabulário enfraquecendo seu idioma pátrio, diferente de Países latino-americanos vizinhos que evitam a pobreza idiomática e estrangeirismos.

27- No Brasil existem vários movimentos desarmamentistas querendo remover o direito civil de porte de armas alegando que isso diminuirá a criminalidade, tornando o cidadão pagador de impostos desprotegido contra criminosos e contra ditadores genocidas.

28- No Brasil carisma e beleza valem muito mais que boa índole e valores nobres e esse detalhe salva muita gente famosa e querida de pagar por crimes cometidos, sendo comum atenuarem e transferirem a culpa para desfavorecidos.

29- Enquanto o governo brasileiro faz a "política da boa vizinhança" agradando outros Países para ganhar posições de poder sem mérito e competência alguma para tais posições vários Estados e cidades do País sofrem com descaso dos políticos, fazendo com que existam ainda muitas áreas com escravidão, trabalho infantil, atraso tecnológico, seca, coronelismo, fome, miséria e outros graves problemas.

30- O povo brasileiro tem uma mania de não perguntar a fonte de riqueza e bens alheios, pois enriquecimento ilícito é algo muito comum nesse País que desvaloriza a honestidade tendo essa virtude como tolice, tanto que ricos no Brasil costumam ter uma legião de fãs unicamente por ser ricos, não por suas qualidades reais.

Esses são motivos claros para que eu tenha vergonha de ser brasileiro, só os tolos não notam os defeitos do Brasil, os espertos ou lucram com esses defeitos ou estão indignados com a realidade suja em que vivemos. Essa lista de defeitos tende a crescer.

Hector Hertz.

Maio/2013.

Hector Hertz
Enviado por Hector Hertz em 09/01/2014
Reeditado em 18/03/2020
Código do texto: T4643432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.