A cultura como instrumento para a resolução de problemas sociais

No ano passado uma grande convicção minha foi quebrada. Achava e difundia a idéia que os problemas sociopolíticos do Brasil só seriam resolvidos com a criação de uma nova constituição (nossa carta magna criada em 1988 está caduca e com mais remendos que pano, além de ter nascida já no erro de uma "democracia militar").

Porém, aprendi que a verdadeira mudança virá através de uma transformação sociocultural profunda. Quem executará as leis constitucionais são homens e mulheres, devemos criar pessoas com ética, moral e com valores. Mesmo se houvesse pena de morte nada mudaria, pois a imputação de crime é feita por agentes da justiça, somente a cultura de valor deixará a balança da justiça equilibrada. Mesmo que a corrupção seja crime hediondo, sempre haverá interpretação do texto-lei a favor do político capitalizado. Mesmo que o voto seja facultativo os mesmo políticos de elegeriam, pois a grande maioria dos militantes partidários pouco se importa com o país. Assim elegeria seus partidos e representantes apenas para beneficio próprio, ganhando talvez: um dinheiro fácil, um cargo do governo, etc.

A cultura só mudará com um ensino de qualidade e com a desacomodação

W Fortunato
Enviado por W Fortunato em 09/01/2014
Código do texto: T4642650
Classificação de conteúdo: seguro