O CAMINHO
O CAMINHO
João 14.6
INTRODUÇÃO: Precisamos aprender o segredo: Há uma grande diferença em conhecer o Caminho, e andar pelo único Caminho que nos leva ao Pai. É difícil a jornada pelo Caminho, porque estamos cercados de sofrimentos e distrações, por isso temos que estar atentos (Mt. 26.41).
Quando os princípios do mundo se tornam nossa orientação, e ditam as regras do nosso viver, ingenuamente abraçamos os ensinos de demônios. A nossa jornada pelo Caminho tem que nos levar do mal para o bem, da falsidade para a verdade, do egoísmo para a servidão (Mt. 12.33).
Para andar no Caminho são necessários três passos essenciais a saber:
1° PASSO: ARREPENDER-SE
ARREPENDER: Requer a decisão de abandonar um estilo de vida para embarcar em outro. Arrepender-se exige uma mudança de mente ou de coração (Rm. 12.1-2), que resulta em mudança de direção. Pois, o Caminho refere-se a nossas várias escolhas, caminhos que optamos tomar na vida: em nossas conversas, em nossos sentimentos, em nossos relacionamentos, etc.
À medida que progredimos, encaramos novas tentações que ameaçam nossa jornada. Por este motivo que se arrepender é viver conflitos internos (Rm. 7.19), pois nesse processo de santificação falharemos com Deus e com o próximo, mas o Espírito Santo vai efetuando em nós o querer e o realizar (Fp. 2.12-13).
Arrepender significa concordar que são os princípios da Palavra de Deus, que vai orientar e ditar a regra de meu casamento, assim como o jeito de criar os filhos, e ainda à forma de se relacionar com os vizinhos e parentes, de gerenciar os negócios de se comportar na faculdade ou no trabalho.
Portanto: Entristeça-se se lamente e chore. Troque o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhe-se diante do Senhor. (Tg. 4.9-10).
2° PASSO: CRER
Somos tentados a participar de uma religião moral, repleta de regras e ensinamentos despidos de amor. Somos tentados a resolver nós mesmos a questão da salvação.
Entretanto, crer em Cristo requer um envolvimento pessoal e relacional, o Caminho é estreito, e revela a nossa total inabilidade de andar nele. Portanto exige nossa total entrega e nossa total dependência, Naquele que guarda a tua partida e tua chegada (Sl. 121.8).
Requer um envolvimento confiante, pois o Caminho não nos priva das pedras, nãos nos priva dos perigos, não nos priva das tentações dos atalhos do Maligno. Não sabemos que reviravoltas que encontraremos em nossa jornada, mas, a fé nos livra do castelo da duvida (Hc. 2.4).
Estamos inseridos em um mundo hostil (Jo. 15.20). Necessitamos ter a nossa fé firmada em JESUS, para vencermos a tentação da decepção e hipocrisia, somos tentados a desprezar e a criticar os outros. Somos tentados em não perdoar e não se sentir perdoados. E somente o escuda da fé pode apagar estes dardos inflamados do maligno (Ef. 6.16)
Portanto: Crer em Jesus é vital para permanecermos no Verdadeiro Caminho, as decisões que tomamos, as escolhas que fazemos, os desafios que superamos, as oportunidades que encaramos contribuem para a significância de nossa vida com Deus (Rm. 8.28).
3° PASSO: SEGUIR
Seguir a Jesus implica abraçarmos um estilo e vida que recebe o caráter, a forma e a direção daquele que nos chama. Seguir a Jesus significa entender a importância e o significado da conversão. A jornada pelo Caminho não faz sentido sem essa mudança decisiva. Seguir a Jesus é experimentar uma mudança verdadeira em uma viagem em direção à Cidade Celestial!
Entender a vida espiritual como uma jornada é reconhecer que cada passo que damos na vida exige discernimento e reflexão, para que possamos entender o papel de Deus nesse empreendimento.
Portanto: Os seguidores do Caminho experimentarão os desafios do Caminho Estreito, e ao lado de Cristo, vencerão a desconfiança, o desfiladeiro da Dificuldade, estarão sujeitos a tropeçar e cair, mas revestidos pela armadura de Deus (Ef. 6.13) vencerão as forças malignas e o mundo (1° Jo. 5.4).
CONCLUSÃO:
Aos olhos da sociedade, o sucesso ou fracasso são medidos com base em riquezas, poder, prestígio e conquistas pessoais. O sucesso de nossa vida espiritual, porém é medido pela submissão e amor ao Senhor, e ao serviço e amor ao próximo.
O Caminho impõe uma escolha, seguir ou não seguir. Que nesta jornada pelo Caminho o que devemos fazer não é apenas falar de Cristo, mas deixar que ELE viva em nós para que todos percebam que Jesus vive em nossas vidas