Literatura: linguagem carregada de significado.
A literatura exprime a forma cotidiana do viver, ela busca a consistência para um lugar diferente, onde a forma de vida traduz o verdadeiro significado. Um literato exprimi através do seu pensamento o de muitos outros indivíduos. Idealizar o poder literário não quer dizer lubridiar a realidade, no entanto, simboliza a camuflagem de um mundo mais humano, e justo, onde o brincar com as palavras ajudam a distanciar a tristeza.
O ato literário não é aleatório, ou fuga, na verdade, é uma crença, uma metamorfose que só ocorre quando existe a abertura do ser. Toda expressão literária pode se resume em: amor, compreensão e a necessidade de mudança.
A literatura não é apenas uma disciplina, mas um reencontro, uma descoberta que impulsiona uma liberação criativa. A arte produzida pelo âmbito literal é um fenômeno de manifestação e cima de tudo a aplicação de valores adquiridos. Na literatura conotamos o valor de uma linguagem carregada de significado, pluralizamos definições, conceitos. Um ponto pode ser de finalização, ou apenas de seguimento, ou seja, inicio, meio ou fim.