Aprendizado!
Certa vez ouvi que há duas maneiras de aprendermos algo. A primeira é observando o que os outros fazem, se eles errarem é só não copiarmos. A segunda forma é aquela mais dura, mais difícil e amarga porém a mais eficaz talvez: a que aprendemos por nós mesmos quando passamos na pele por cada dificuldade e obstáculo da vida. O ano que aqui vai se encerrar foi até aqui um grande Mestre! Não foi um daqueles anos no qual eu mais aproveitei a vida, mas foi até esse momento de minha jornada o que mais aprendi. Percebi detalhes das pessoas, vi até onde elas são guiadas por seus interesses, vi a sutileza de muitos gestos e inclusive na natureza. Tentei entrar em histórias que não eram minhas e antes do segundo Ato, me vi obrigada a sair delas. Li bons livros. Presenciei bons mestres acadêmicos. Falei da vida e ela falou comigo. Perdi amigos que já tinha perdido antes, mas só agora me dei conta de que era hora de eles saírem de cena. Aprendi que tudo embaixo deste Céu tem começo, meio e fim. Amadureci com sorrisos e lágrimas, me perguntei como seria se eu tivesse entrado por outra porta, e hoje respondo que eu não deveria ter entrado por outra. Aprendi aprendendo e agradeço a Deus por mais essa oportunidade de viver.