Sobre o Sagrado
Sagrado pra mim são os cantos dos pássaros nas árvores ao amanhecer, o uivo dos cães, o miado dos gatos; sagradas são as árvores que embelezam meu caminho, iluminam meu coração, e trazem vida ao mundo. Louvadas sejam a beleza sacra das flores, que trazem alimento às abelhas, que trarão então a vida aos campos. Sagradas para mim são as rochas antigas, fundações da Terra, ossos do mundo, que se erguem como testemunhas das velhas eras. Sagrado para mim é o glorioso céu, onde a procissão das estrelas anda, onde a Lua, joia da noite, se exibe em sua variedade, e a mãe gentil das estações, o Sol, cavalga ao longo do seu curso anual e diário. Sagrado para mim é o mar, fronteira máxima das terras, com suas eternas ondas rolando pelo horizonte, fonte de riqueza, origem da vida, passagem entre os Mundos.
Sagrado pra mim é o homem diligente, que trabalha por sua família e sua comunidade; sagrada para mim é a honestidade, a decência e a cortesia. Sagrada para mim é a generosidade para com os mais fracos, os com os cansados, com os envelhecidos. Nobre pra mim não é o que está acima, mas o que ajuda os demais a se erguerem. Nobre pra mim é o que pratica a honra. Sagrados para mim são a honra e o orgulho, e mais sagrados para mim são as lendas que nos ensinam esses valores. Sagradas são as histórias que refletem o exemplo, sagradas para mim são as lendas dos Deuses, sagradas para mim são as danças do povo, as celebrações da Tribo, as canções dos Bardos e o som da música que traz alegria e calma. Sagrado para mim é o povo que reconhece o seu papel, a pessoa que vive pela honra, honestidade, cortesia, hospitalidade e justiça, mesmo quando outros não o fazem. Sagrados para mim são os que entendem que o homem é natureza também. Sagrado para mim é aquele que ousa sonhar.
Sagrado para mim é o povo que vive da Terra, mas à Terra respeita. Louvados sejam aqueles que não tomaram o caminho mais fácil, primeiro proposto por Bréas, mas aceitam a nossa limitação como filhos da Terra, como pedido por Lugh. Louvados aquele que se sentam sob a árvore com suas flautas, cantando histórias de tempos idos, sabendo o que deve ser aprendido com elas, e o que deve ser aplicado agora. Sagrados aqueles que estudam os velhos caminhos e se propõem a leva-los adiante, a ensinar e criar uma nova estrada onde uma antiga foi quase esquecida no mundo atual. Sagrado aquele que louva a tradição, sabendo que ela é fonte de ensinamento, nunca de exclusão. Sagrado é aquele que acredita na magia da vida, na teia que une a todas as almas através da Grande Canção. Sagrado é aquele que olha para altiva árvore e permite que sua alma fale a ela, de espírito para espírito, pois ter a anam dos Druidas é ter uma alma resistente e altiva como o carvalho. Sagrado para mim é o caminho que trilho, e que não é trilhado só por mim; e louvados por mim são aqueles que por ele andam, cada qual ao seu modo, mas com o mesmo destino final. Sagrada pra mim é a Verdade contra o Mundo.
Publicado originalmente em barddkunvelin.wordpress.com