Apenas um discurso de mais um...

Havia um homem que mandava em tudo, ele era o rei de tudo e todas. Seu passado negro lhe condenava...

Tornou-se rei matando roubando e corrompendo. Estava à beira de sua morte e então das grandes cidades e de todos os lugares ele sabia de uma única coisa, que todos esperavam pela sua morte.

Carros ainda engarrafavam as ruas, a cidade era poluída, os prédios altos quase que cobrindo todo o céu. Então perto de sua morte pediu para que a enfermeira chamasse alguém que ela conhecia que era puro e lucido de consciência, capaz de de distinguir do certo e errado. E foi então que Julio foi chamado para os aposentos do rei quase morto.

O rei perguntou --

-- Filho quantos anos tens? ...

Julio respondeu --

-- 20...

Rei -- Posso lhe contar algo amigo? ...

Julio -- Porque a min? .... você vive rodeado de pessoas, conte para elas, talvez elas precisem saber o que tem falar.

Rei -- Sabe porque estou nessa sala isolada filho? ... e porque não quero ninguém aqui quando minha hora chegar? ...

Julio -- Não senhor, não sei porque, pode contar para min? ...

Rei -- Como é de seu agrado. Como você sabe sou um grande rei, com maus que me condenam eternamente no limbo, mas a verdade filho é que vou lhe contar, você tem muitos amigos? ...

Julio -- Sim, vários amigos e muito legais...

Rei -- Antes quando eu não era nada, eu tinha meus objetivos, eu fui um jovem muito simples, cresci longe da pobreza, mas não cheguei próximo a riqueza, apenas tinha a minha família e meus amigos, e sabe de uma coisa? Eu era muito feliz, eu tinha muitas perspectivas, queria sempre estar ajudando todos ao meu redor, mas eu não me sentia bem.

Julio -- Porque? ...

Rei -- Sabe de uma coisa, eu vou te contar algo que ninguém sabe, mas a verdade é que eu não pensava que um dia chegaria a ser rei, a dominar tantos países, ser o salvador do mundo e depois um escarnio, eu não tenho a mínima ideia do que realmente me motivou a corremper, tive ótimas namoradas, tive melhores amigos, tive pessoas excelentes para me educarem, tive sempre tudo o que eu precisava e mesmo assim estava perdido...

Julio -- E Deus? ... você tinha a Deus? ...

Rei -- Sempre fiz o máximo para seguir a Deus, mas sabe de uma coisa, Ele nunca esteve do meu lado quando eu precisei de alguém para me ouvir, ouvir tudo o que eu tinha pra falar, desgostos, prazeres, ódio e amor, nada, ele estava próximo apenas para falar, mas sua voz, o guia certo nunca me guiou.

Julio -- Então porque me chamou aqui? Se nem Deus podia ajuda-lo? ...

Rei -- É porque ele deu esse poder as pessoas, cada pessoa que você escuta, que você ajuda, que você está lá quando ela pede, ou quando diz que quer se encontrar com você, você é Deus e sabe porque é Deus? ... você é a imagem e semelhança do todo poderoso, as pessoas que me guiaram sempre foram as direções corretas que Deus me deu, mas nunca havia alguém para me escutar de verdade, ele nunca apareceu, talvez agora quem saiba, antes de pagar pelos meus pecados, ele me fale algo, ouvi-lo seria a única coisa que realmente limparia profundamente minha mente.

Julio -- Bem, mas porque ninguém nunca te ouviu? ...

Rei -- Todo mundo está com problemas, qual seu nome filho? ...

Julio -- Julio senhor.

Rei -- Preste atenção Julio, todo mundo está com problemas, e existem pessoas que estão por ai ajudando os outros sem pedir nada em troca, fazem doações, assumem a culpa alheia, estão procurando estar disponíveis para tentar resolver o problema dos outros, e essas pessoas Julio, elas são as que mais precisam de atenção.

Julio -- Mas porque? ... se o que você falou é verdade então essas pessoas sabem desse risco, e preferem pagar por esse preço.

Rei -- Sim Julio, essas pessoas estão dispostas a pagar esse preço sim, mas sabe de outra coisa amigo? Isso pesa, isso machuca você ajudar um milhão de pessoas e não ser ajudado, você ajudar seu melhor amigo quando precisa e quando ele está bem dizer que não tem tempo para estar com você. E é ai que a bola de neve começa a rodar na sua mente, pois algo está errado, não em você mas no mundo que está te deixando para trás. O mundo te perdeu e como castigo vai te deixar carregar tudo o que todos querem, a paciência, calma e lucidez, e então é quando você começa a pagar pelos seus erros e os dos outros.

Julio -- Hmm...

Rei -- E quando você acha que é capaz de se estabelecer, acontece algo que é inimaginável, você carrega dores demais, a culpa a sua, porque as vezes mesmo ajudando acaba não dando a atenção que deveria e seu amigo sofre e se você for corajoso e não covarde sofre junto. Essas dores se manifestam e ficam ali, tudo que está errado ao seu redor começa a te fazer mal, e precisa sair, e quem paga por esse erro? ...

Julio -- Bem ...

Rei -- Deixa que eu digo, as vezes ninguém paga, você segura tudo, acha que é forte o suficiente, sim não so forte o suficiente, mas que existem pessoas demais e que cada erro que você cometer com uma, exisitirá outra te esperando de braços abertos, mas não existem tantas pessoas assim, nosso mundo está lotado de idiotas, estúpidos e ignorantes, pessoas interesseiras, pessoas com pensamentos maliciosos e poucas pessoas que tem coragem de ajudar.

Julio -- É verdade senhor, te entendo.

Rei -- Olha aqui meu amigo, quando eu virei rei eu tinha esses pesos, essas dores, queria me livrar de tudo e ser diferente, liderar de verdade, ter uma família estável e uma sabedoria abrangente, mas não fui, fui apenas mais um, entre tantos e entre tantos, apenas mais um corrupto qualquer por ai.

Julio—Mas se você pensava diferente porque aconteceu isso? ...

Rei -- Uma vez pedi uma ajuda, para alguém que tinha conhecido a pouco a tempo, e me negaram essa ajuda, eu estava normal por fora e vida boa, completamente tranquila, numa época em que eu apenas precisava estudar.

Julio – Isso não é motivo! ...

Rei – Realmente não é, mas eu já gostava demais dessa pessoa, eu pedi ajuda e não me respondeu, corri para uma amiga, ela não me entendeu, procurei outro amigo, mas não falei nada, ele nunca me entendeu, e fui atrás de uma pessoa desconhecida, ela sim me ouviu, mas nunca me entendeu foi então que eu parei pra pensar, o sistema acabou com tudo, todos só pensem em si mesmo e esquecem de procurar se entender.

Julio -- Então? ...

Rei – Foi então que vi que esse foi o maior erro que eu cometi, achar que é tudo culpa do sistema, hoje eu sei que fiz o que fiz tentando acabar com ele, buscando uma maneira melhor de fazer as pessoas se relacionarem, e não consegui, não me livrei dos meus bens, acumulei mais e sempre fui agindo me ocupando para não enfrentar mais meus problemas internos,os da minha mente, mas ai outro err, toda vez quando eles me assombravam voltavam piores, e quando eu melhorava ninguém me entendia, e cada vez mais eu sabia que ia piorar e todos ao me redor ficariam de mãos atadas porque não sabiam o que eu tinha. Se eu não sabia porque eles teriam que saber? então fui descontando em todo mundo ao meu redor, os primeiros que pagaram foram meus familiares, depois meus amigos, depois as pessoas pelas quais tinha respeito e nessa escala, eu fiquei sozinho me vingando de min mesmo perdi muitas pessoas com quem eu queria estar para sempre e talvez aqui agora, comigo nos últimos momentos de minha vida.

Julio – Bem senhor, posso dar minha opinião? ...

Rei – Pode, o que quer me falar? ...

Julio – Como eu faço para que as pessoas que eu amo não paguem por essas vinganças internas? ...

Rei – A enfermeira me trouxe a pessoa certa. Eu vou te falar a verdade amigo, talvez você fosse um grande rei, talvez não. Mas a verdade é que eu já lhe falei, todos irão querer sempre ser ouvidos e compreendidos e poucos te compreenderão quando precisar. O que sempre me faltou foi essa pessoa, sim ela já existiu, eu a amei, mas ela não era pra ser minha, meu amor e muito menos meu conforto. Você só tem uma chance de ter essa pessoa ao seu lado pela eternidade, mesmo que seja apenas sua amiga ou amigo, mas acredite deixa ela sempre do seu lado, essa pessoa te salvará a vida.

Julio – Como assim não deixar ela se perder? ...

Rei – Com um tempo você aprende amigo, as pessoas vem e vão, é como uma maré, a agua sempre volta, mas apenas uma única vez na vida ela te trará uma lua cheia especial ao lado de quem você ama e quando a lua for embora, ela também irá, mas não deixe que a beleza dure apenas o momento, e guarde com você o sentimento de nunca querer desistir dela.

Julio -- Então cadê esse alguém, que é seu? ...

Rei – Descobri que ela morreu...

Julio – Como? ...

Rei – Sabe ela morreu e com ela minha ultima esperança de que ela pudesse me falar pra fazer o que é correto, pois ela era a única que me e entendia.

Julio -- Posso fazer uma pergunta? ...

Rei -- Sim filho...

Julio -- Porque você nunca a beijou? ...

Rei – Filho, você me entende, mas sabe, nem todas as perguntas merecem mais ser respondidas...

E o dialogo prossegui até próximo à morte do rei.

O rei morreu pouco tempo após a conversa com Julio, mas antes de morrer passou tudo o que aprendeu para o jovem, e de tudo que o rei falou a Julio o que mais ficou claro em sua jovem sabedoria é que por mais estupido que seja o erro das pessoas que amamos a verdade é que devemos sempre estar preparados para pedir perdão. O mais besta erro que cometemos com as pessoas ao nosso redor machuca não só a pessoa mas a você também, e não importa o quando você saiba escutar, você sempre precisará saber que um dia vai pagar pelo preço de ser um bom amigo.

LAas
Enviado por LAas em 18/12/2013
Reeditado em 18/12/2013
Código do texto: T4616313
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.