OS ENCANTOS DO RECANTO !
Andei lendo alguns textos publicados aqui no RL nos ultimos dias, exercício ao qual me dedico com imenso carinho e sempre que posso.
É impressionante o número de pessoas que escrevem, diariamente. É, realmente, um espaço absolutamente democrático pois que há de tudo, literalmente.
Inevitavel, em tais momento, deixar de reler-me. A percepção que se tem ao se ler um texto anterior é, se soubermos observar, fonte de grande aprendizado. É possível, através desse processo, essencialmente solitário, nos confrontarmos conosco mesmos e nos darmos conta de progressos realizados ou do contrário !
Reler-se e aos demais aqui, remete-nos a reflexões que considero mesmo essenciais. Não sou psicólogo, psiquiatra ou algo do gênero... não; sou apenas uma pessoa como outra qualquer, muito parecida com os meus pares aqui no RL. Portanto, não faço "análises" de comportamento. Não julgo. Não tenho pretensão nenhuma que não seja, a exemplo da maioria, apenas "desabafar" - às vezes deixando revelar alguns poucos traços de arte, noutros momentos, nem tanto !
Não creio que a grande maioria que escreve aqui tenha qualquer pretensao literária. Estarei enganado ?
Lembro-me que quando ainda muito menino, sozinho, procurava um caderno que nele despejava todos os meus conflitos, sonhos, desejos de todo o tipo, publicáveis ou não e, na mais da vezes, os punha fora ou, simplesmente, abandonava o cadernoe as "confissões" sem, naquela altura, me lembrar delas depois - muito menos querer relê-las.
Os anos passaram e a tecnologia nos faculta hoje em dia recursos nunca imaginados. Até hoje, não adotei o hábito de fazer rascunhos do que pretenda escrever nesses "espaços" - eu apenas escrevo o que sinto e depois coloco no título e, pronto ! Publico ! Para o público e para mim mesmo e, diferentemente de antes, volta e meia retorno. Não foram poucas as vezes que deletei um texto anterior por, simplesmente, já não concordar com ele ???!!!!
Essa uma das grandes vantagens de se escrever aqui e, repito; melhor resultado obteremos se nos dedicarmos à leitura de materiais que a cada minuto é lançado aqui e em profusão. Quando COMENTO sobre algum texto, imediatamente, o autor me retorna. Imagino a alegria que é saber que alguém nos leu, que alguém dedicou parte do seu tempo a considerar os pontos de vista de uma pessoa que ele sequer conhece ! É a Lei da Compensação; a Roda da Fortuna. É muito gostoso saber o que as pessoas pensam sobre os nossos textos. Bem, eu, pelo menos, sinto assim e não me refiro apenas aos comentários que enaltecem-nos uma suposta qualidade artística ou o conteúdo, a gramática, a poesia... não; mesmo quando não concordam é proveitoso sabermos. Quantos de nós não se encontra perdido, por uma razão ou outra e que acaba por aqui revelar tendências que alguém, mais atento e sábio, ali perceba algum perigo e que, gentilmente, nos indique através dos seus comentários um outro caminho que, sozinhos, talvez nunca conhecéssemos !
A convivência aqui, nesse universo virtual pode também se tornar viral e garanto que nenhum mal faça. Nelson Rodrigues escreveu que "toda unanimidade é burra" e estou plenamente de acordo. Por outro lado, àqueles que entendam o contrário, acho que vale a pena considerar que quando nos expomos aqui, é como quem sai na chuva sem proteção... vamos nos molhar, certamente ! Alguns sentem-se refrescados já outros adquirem uma gripe mas, o que seria da vida, afinal se todos pensassem da mesma maneira ? A vida é, por excelencia, um grande risco que todos nós, querendo ou não, a ele estamos expostos.
Concluo esse texto despretensioso desejando a todos um FELIZ NATAL e que 2014 seja, realmente, próspero em todos os sentidos.
BOAS FESTAS !