Fé, Espiritual ou Humana?

Espiritual ou humana?

Somos muito bons em fazer inversão de valores

das palavras que ouvimos e falamos; como por exemplo, a "Fé"

Esta é uma palavra que foi construída encima ou a partir de valores,

conceitos e dogmas, que vêm remontado séculos da história. Confundimos facilmente "Fé" com o mágico, com o transcendente, o imaginário que nos leva para o caminho da metafísica.

Se observássemos o sentido desta palavra, ela está mais ligada ao "Espiritual" humano do que o transcendente o mágico, veja como real no sentido humano e não sensorial, mas como

um processo temporal de constituição dos seres e de suas significações.

"Este processo depende de como os homens se relacionam entre si e com a natureza e como interagimos com o outro em nosso Planeta". (Leonardo Boff).

Os dogmas criados pela religião nos levam a uma fantasia, a imaginação

magicamente torna possível o impossível, lembre-se de que essa ideia não é nossa, foi construída ao longo dos séculos.

Segundo a Dra. Marilena Chauí, isso é uma ideologia.

E em seu conceito o que é ideologia?

"Ideologia; é um mascaramento da realidade, que permite a legitimação da exploração e da dominação. Por intermédio dela, tratamos o falso por verdadeiro, o injusto por justo".

Logo nossa fé se torna transcendente, mística, metafisica e inatingível, só se torna possível no nosso "ideal imaginário", o que nos leva a perguntar: Será que de fato posso atribuir ao etéreo ao transcendente, a fé que realiza coisas inexplicáveis? Isso é, se é que ela realiza de fato!

Creio que a fé deve sempre estar acompanhada da ética.

Olhar para o outro e enxergar em mim o próximo para ele. O que buscamos quando falamos de fé? Será, mas será mesmo que estamos no mesmo "Espirito" que Cristo esteve?

Para o sociólogo, Max Weber, ele deixa claro no seu livro, Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, que nosso conhecimento está longe de ser " ético e o espírito" longe de ser espiritual (conceito calvinista), "especialistas sem espírito, gozadores sem coração: esse nada imagina ter chegado a um grau de humanidade nunca antes alcançado" (p. 166).

Portando devemos nos conscientizamos, de que devemos buscar a nossa Fé espiritual como algo humano, por exemplo: no choro, na dor, no sofrimento, na miséria no "Desespero Humano" como pensava o filósofo Soren Kierkegaard, que é o ato final de nossas vidas, a morte!

Logo não cabe mais a palavra fé como algo do outro mundo, aquele mundo místico mágico, essa palavra de agora em diante só pode ser possivelmente plausível no poder do amor ao próximo! Pois esta palavra Fé, só cabe no humano ou no espírito da humanidade, está pra além disso, ela só pode encontra chão firme no amor ao próximo.