Sinto-me tentado a dizer de uma verdade


Sinto-me tentado a dizer de uma verdade que ela pode ser triste, ou alegre. Impossível! A verdade é pura e somente a verdade, absoluta em si mesma. Livre de valores ou qualidades. A verdade, em si, qualquer verdade, é isenta de beleza, de justiça, de ética ou de humanidade. A nossa percepção dela, ou o como ela se adequa, como ela interage, como ela se enquadra ou não aos nossos valores, que sempre serão pessoais e subjetivos é que fazem parecer que a verdade seja bela ou feia. Tristeza, alegria, belo, e feio sempre serão subjetivos, como subjetivos e pessoais são todos os valores. Beleza ou feiura, na verdade, sempre decorrem da relação entre a verdade em si, e o “campo” pessoal e subjetivo de nossos valores.
 
A verdade, toda a verdade, é sempre livre de subjetivismos, isenta de sentimentalismos, mas nossa percepção dela é, ao contrário, puro subjetivismo, por mais realistas que tentemos ser. A percepção de algo, no caso da própria verdade em si, ocorre sempre no submundo de nossa mente, nasce de dentro para fora, no processamento neural quase absolutamente inconsciente, que é trazido a consciência como forma de fazer-se identificável. Aproveito para acrescentar que entendo totalmente impossível existir alguma verdade que seja meia verdade e meia mentira, neste caso ela é sim uma mentira perpassada que seja com alguma possibilidade de verdade, mas mentira é. Para a mentira vale o mesmo que vale para a verdade, nossa percepção, nossa interpretação dela é que pode fazer da mentira bela ou feia. Desta forma podemos perceber e interpretar uma mentira como bela e uma verdade como feia, mas cada uma continua, em si mesma, sendo verdade ou mentira, sem nenhum valor próprio, em si, mas com valores que a ela transmitimos. E para terminar, não é porque algo seja belo, justo ou humano que amamos, mas sim porque amamos, porque desejamos, porque nos comprometemos, é que achamos algo belo, justo ou humano. 

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 26/11/2013
Código do texto: T4587180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.