O QUE É CONSCIÊNCIA

SEMANA PASSADA, EM UM PAPO INFORMAL, AFIRMEI QUE, MAIS QUE TUDO, PRECISAMOS DE TER CONSCIÊNCIA, DE SABER NOSSO PAPEL NA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS, COISA QUE NENHUMA FACULDADE ENSINA. PASSEI O CURSO DE ENGENHARIA ESPERANDO POR UMA CADEIRA QUE, PELO MENOS "EN PASSANT", ABORDASSE O PAPEL DO ENGENHEIRO NA SOCIEDADE. ENTÃO, ME FIZERAM A PERGUNTA ABAIXO. POR FAVOR, OPINE QUEM ACHAR QUE É IMPORTANTE. OBRIGADO.

O QUE É CONSCIÊNCIA?

A meu ver, a imensa maioria do comportamento humano é regida pela consciência. Ou a falta dela. Quem possui um comportamento adequado às regras e costumes da grupamento humano em que vive, é dito consciente. Aquele que age em discordância com essas regras, é inconsciente. Isso, lógico, no sentido moral, não quer significar desmaiado. Assim como consciente, no sentido físico, quer expressar que o indivíduo está no domínio de suas funções mentais e corpóreas. No sentido amplo, significa que a pessoa tem conhecimento do seu lugar e de suas responsabilidades na sociedade em que vive, possui um entendimento mínimo das necessidades daqueles que o rodeiam e do grupamento como um todo. Embora o conhecimento possa conduzir à consciência, não é uma condição "sine qua non" para o indivíduo ser consciente. Álias, a meu ver, hoje temos uma sociedade com razoável conhecimento e pouquíssima consciência. É uma matéria que ninguém menciona nas escolas. È muito mais lógico não agredir uma pessoa por saber os danos físicos e emocionais que iremos causar do que temermos uma punição. E isso pode ser estendido a praticamente todo o comportamento humano e, acredito, que pode-se elaborar um grande estudo sobre o tema, pois a consciência ou sua falta determina se vamos ou não contribuir para a paz, para uma sociedade igualitária, ideal de todos nós. Precisamos, enfim aprender a "ver o outro" . Isso é a base para escolhermos nosso representantes, para a não violência, para a vida, enfim. Com a palavra os especialistas. Eu sou engenheiro. Acho que consciente. Um dito socialista: " A consciência é o conhecimento das necessidades".

Abaixo, o que diz o dicionário:

Significado de Consciência

s.f. Conhecimento, noção do que se passa em nós: ter consciência de seus deveres.

Percepção mais ou menos clara dos fenômenos que nos informam a respeito da nossa própria existência: perder a consciência.

Sentimento do dever, moralidade: um homem sem consciência.

Mecânica Placa de apoio no peito, utilizada por operários que trabalham com broca em madeira ou metal.

Liberdade de consciência, direito de gozar de liberdade completa em matéria religiosa, moral, política etc.

Loc. adv. Em consciência, segundo as regras de uma estrita probidade; francamente.

Paulo Miorim
Enviado por Paulo Miorim em 23/11/2013
Reeditado em 13/01/2021
Código do texto: T4583130
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.