Negação universal.

Imagine que alguém te afirme as proposições a seguir:

Eu já fui à Bahia

Existem alienígenas

Tenho amigos.

Depois disso a pessoa fala que é verdade ou você deveria provar o contrário (que são falsas). Ou seja, se você não acreditasse você deveria provar que

Ele nunca fui àBahia.

Não existem alienígenas.

Ele não tem amigos.

Estas frases podem ser substituídas por:

De todas as viagens dele, nenhuma foi para a Bahia.

De todos os lugares do universo, nenhum tem vida alienígena.

De todas as pessoas que existem, nenhuma é amiga dela.

Para provar todas elas alguém teria que examinar todas as viagens que ele fez, todos os lugares do universo e todas as pessoas do planeta, respectivamente. Tarefa muito difícil. Daí a necessidade de que a prova, nestes casos, tenha que ser de quem afirma, pois para quem afirma bastaria mostrar uma foto dele na Bahia com testemunhas, te apresentar um alienígena e alguém que seja amigo dela.

Resumindo, uma afirmação de existência possui uma negação com quantificador universal. Isto é, "EXISTE alguma coisa com tal propriedade" se nega com "TODAS as coisas NÃO possuem tal propriedade". É mais fácil, na maioria dos casos, mostrar a tal coisa com a propriedade do que examinar todas as coisas para concluir que não possuem a dita propriedade. Daí o ônus da prova para quem afirma a existência de algo.

Porém, se ficar PROVADO que não tem como saber que "existe alguma coisa com tal propriedade" é mais sensato ACREDITAR que não existem tais coisas, ou melhor, que "todas as coisas não possuem tal propriedade". Por que? Porque afirmações de existências ficam suspensas até serem provadas, pois são elas os tijolos da nossa realidade e se referem a fatos específicos para serem analisados. Já as negações de existência são as posições "standart" que devemos assumir dado que elas não se referem a algo específico e sim à tudo que se possa imaginar, e não teríamos condições de acreditar em todas as coisas que são possíveis sem antes analisar todas elas. Uma tarefa impossível e insensata.

Por isso sou cético para afirmações existenciais. Naturalmente não acredito até que me provem o contrário e se não posso provar, eu não afirmo.

ToWo
Enviado por ToWo em 22/11/2013
Reeditado em 23/11/2013
Código do texto: T4581843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.