Retalhos da vida de Zuzu -
A verdureira


     Morávamos em um sítio distante da cidade, tínhamos uma plantação de verduras: alface, couve, almeirão, agrião e cheiro verde.
     Eu tinha oito anos quando ia para a feira com meu pai nos finais de semana. Mamãe fazia as rodilhas de toalhas que colocávamos na cabeça para levar as bacias com verduras e balaios.
     A caminhada era longa, saímos de madrugada, eu não reclamava pois gostava de ajudar. Lá chegando, papai ajeitava tudo em cima de uns caixotes, nós tínhamos que estar molhando todo tempo para não murchar.
     As vezes, tudo acabava muito rápido, ali era apurado o dinheiro da semana. Tenho também, bem nítida em minha memória, a lembrança da banquinha de cocada caseira que ficava na nossa frente, eu comia com os olhos, chegava a sentir o gosto delas na boca e pensava que não podia comprar.
     Um dia, a verdura acabou bem cedo e o papai estava contente, então criei coragem e pedi uma cocada; comi bem devagar para sentir o sabor e também porque não queria que acabasse logo. Vocês não podem imaginar como uma simples cocada pudesse naquele instante me fazer tão feliz.
     Portanto, a vida é assim, a felicidade sempre está nas coisas mais simples e na maioria das vezes bem pertinho de nós.