Prisões de políticos corruptos

Quero declarar que nem estou acompanhando isto de prisões de políticos, mas, como no Facebook a gente vê e até lê o que a tira da página inicial vai mostrando, vi e li ligeiramente a respeito dessas prisões.

Quero ainda declarar outras coisas, por exemplo, que: eu nunca fui com as caras de Genoíno, Dirceu, Aécio e tantos outros; detesto greves e manifestações violentas; detesto ainda mais essa conversa de partidos, pois, todos estamos carecas de saber que políticos trocam de partidos como jogadores trocam de times. Por outro lado, me enjoam (para não dizer enojam) as declarações felizes sobre o “fazer justiça” por parte de pessoas oportunistas que vivem de ocupar cargos a depender da política partidária e de mais um tanto de pessoas que são Marias que vão com as outras. Essas querem trocar de corruptos.

Tais pessoas ficam torcendo, gritando, festejando alguém ser preso, como se isto fosse resolver algo ou como se a corrupção fosse novidade no Brasil ou no mundo desde que o mundo é mundo. Essa gente assim nem se lembra (ou finge não lembrar) que Jesus foi traído por trinta dinheiros. Até prefiro não menosprezar a inteligência de pessoas que se comportam de forma falsamente ingênua e ignorante, pois sei que as intenções seriam outras.

Todos nós sabemos que presos, sejam pobres ou ricos, têm a lei, e, também, os encarcerados são objetos de outros interesses. Se o preso é pobre, sai da cadeia porque está dando prejuízo e perde-se tempo com ele trancafiado só porque roubou uma bolsa de uma senhora. Se o preso é rico, sai logo porque para isto existem também a lei e a competência de advogados que muito bem sabem transformar santos em demônios e demônios em santos. Ora que bobagem!

De minha parte, tsc tsc para essas e outras prisões, tsc tsc para essa justiça midiática da nova era, tsc tsc para quem acredita que um dia teremos um sistema político decente, pois um sistema político decente nem permitiria que tantas coisas acontecessem. Aconteceriam coisas, sim, pois onde tem gente, tem safadeza, como dizia um professor que tive na Universidade _ mas em menor proporção.

Para que houvesse justiça mesmo, seria preciso acabar com esse circo de togas e mais: que o Estado tomasse sumariamente tudo que a esses homens corruptos pertence (bens materiais adquiridos com o dinheiro público), que deixasse esses cabras de tanga, nus com as mãos nos bolsos. Eles teriam direitos preservados, sim, poderiam escolher empregos como garis, guardas, enfim, qualquer coisa que fosse apenas de salário mínimo. E que isto fosse para sempre! Aí sim, eu iria amar, adorar, curtir, comentar, compartilhar e mais outro verbo da primeira conjugação.

* este texto, na verdade, é um comentário que fiz às declarações de facebuquianos sobre as prisões de políticos corruptos.

* é difícil classificar um texto com estas características tomando por base a lista de classificação textual oferecida pelo site Recanto das Letras.