JULGAR É TÃO FÁCIL
Não julgueis para não ser julgado. Tenho uma motivação maior do que esta para evitar os julgamentos. Acredito e por várias vezes comprovei que é muito fácil se equivocar ante um julgamento. Percebo que todo julgamento do ponto de vista pessoal é sempre um tiro no escuro. Quando julgamos alguém ou alguma situação o fazemos a partir do ponto de vista que temos. A partir de nosso pacote pessoal de crenças e valores. E não compreendemos a situação por completo daquilo ou pessoa que julgamos. É sempre grande a possibilidade de estarmos equivocados ou sermos injustos em nossos julgamentos.
Quantas e quantas vezes vejo que me equivoquei ao emitir um juízo de determinada situação ou pessoa. E o pior é que emitimos um juízo e fazemos dele uma verdade absoluta, sem perceber que é unicamente uma verdade, a minha verdade. Na verdade sentimos o quão um julgamento pode ser injusto quando estamos do outro lado. Quando nos julgam. Quando percebemos que os julgadores não conhecem nem a terça parte da história e se vêem no direito de definir uma sentença, emitir um juízo, possuir a verdade.
Busco, mesmo caindo vez e outra no velho hábito, evitar o julgamento. E aprendi com Deepak Chopra que evitar julgamentos e emissão de juízos nos ajuda a manter a mente silenciosa e mais produtiva. O que é para os tempos hodiernos uma preciosidade.
“Julgar é estar constantemente avaliando as coisas como certas ou erradas, boas ou más. Se você está
constantemente avaliando, classificando, rotulando, analisando, cria muita turbulência em seu diálogo
interior. Essa turbulência restringe o fluxo de energia entre você e o campo da potencialidade pura.
Há uma oração que diz: “hoje não julgarei nada que aconteça”. O não-julgamento cria silêncio em sua mente. É uma boa idéia, portanto, começar o dia com essa frase. E durante o dia, lembrar dela toda vez que se pegar julgando alguma coisa. Se achar difícil fazer isso durante todo o dia, pelo menos se comprometa a não julgar nada “nas próximas duas horas”, ou “durante uma hora”. Depois, gradualmente, vá aumentando esse tempo.” (Deepak Chopra em “As sete leis espirituais do sucesso”)