AMOR - Pensamentos

Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
                                                  Fernando Pessoa

 
 
A amizade é um amor que nunca morre.
                                         
Mário Quintana


************************************************

 
SOBRE O AMOR

///@//ro ///@rtins S@//tos 

Que coisa é essa de não viver sem ti?
Se formos ver, nada somos um do outro. Prima não és, parente não és, amiga talvez fosses. Mas também eras de outros amigos. Havia te visto antes daquele dia? - Não!
Nascemos na mesma cidade? Soube que não. Não temos a mesma idade, sou bem mais velho que tu. Nascemos em mêses diferentes, de pais diferentes. Somos estranhos então? Não! Conheço-te há séculos. Tu eras uma dama de um castelo medieval e eu talvez um cavaleiro da Távola Redonda.
Então! Que coisa é esta de não poder viver  longe, sem pensar em ti? 
Que mal estar é este, mas que insisto e procuro em sentir ? Quero paz e sozinho não tenho. Só a tenho quando estou contigo.
Que sentimento forte, que estranho sentimento é este de só querer estar  junto a ti?
Sou forte ou sou fraco? Porque tão delicada, tão fragilzinha, tu pões-me no chão calidamente, carinhosamente, mas me dominas. 
Insisto em não demonstrar, mas sei que tu sabes. E se tu o souberes, saiba-o  por inteiro, pois fui ao dicionário, e ao meio de milhares de palavras, saltou-me faiscante com intenso calor, brilhante como diamante, a palavra:    AMOR.


O amor apresenta uma extrutura, ora simples como uma flor visitada por um colibri, ora tão complexa que faz com que analistas quando sofrendo deste sentimento procurem outro analista para si mesmos. 
No arcabouço de sua forma, na unicidade e extremada individualidade de cada ser, representa toda a nossa existência, desde sermos criados a criar outra vida.
Liga as nossas almas, faz um só corpo na diversidade biológica que somos, exprime nossos sentimentos, canalizando-os a um um só fluxo e sistema válido ao universo. Dos seres mais simples aos mais conhecedores é o sentimento básico e motor da existência. Exprime as profundezas da alma, só válido quando verdadeiro porque profundo, não admite as superfícies.
O amor exige um atestado de autenticidade, o amor quer ser uma faculdade integral, universalizar-se sem ausentar do coração, mestrar-se na vocação de amar e amar o díspare e fazê-lo um elemento integrante de si mesmo, doutorar-se na compreensão da leitura do mundo dos sentimentos do seu antípoda, que incorporou ao seu viver e agora é tu mesmo, conhecedor recíproco do que é validado por Deus, só por Ele, que permite plasmar-se em um só corpo dois seres tão únicos e diferentes. Por obra do AMOR!


Ninguém tem a felicidade garantida. A vida tão somente  dispõe a cada um de nós o relativo tempo e a dimensão do espaço. Vai depender de cada pessoa a qualidade das realizações que possam reverter na felicidade originária da suprema alegria do amor.

 




 
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 08/11/2013
Reeditado em 08/11/2013
Código do texto: T4561801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.