QUE PAÍS É ESTE?

QUE PAÍS É ESTE?

Leio no 1889 que no 2º Império havia uma Constituiçãocom todas as características de uma república. Só que havia o Poder Moderador, de uso exclusivo do Imperador, que podia mandar em tudo, fechar Câmara dos deputados, nomear quem era de seu agrado e uma porrada de prerrogativas de modo que as coisas não saissem fora de seu controle. Então, os brasileiros, além de súditos, tinham que ser puxa-sacos de Sua Majestade Imperial. Para mim, essa estrutura nada mais foi que a gestação desse ambiente político nojento que temos hoje em nosso país. É acerto pra cá, acerto pra lá, cada um garantindo seus interesses. Nós somos meros espectadores e massa de manobra dos nossos (argh!) políticos. Mudam os governantes,mudam os partidos, mas as moscas continuam sobrevoando a política brasileira. Com 40 ministérios, "nem burro guenta", como diria um amigo meu.

Que Deus nos proteja.

Paulo Miorim
Enviado por Paulo Miorim em 05/11/2013
Código do texto: T4557819
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.