APRENDENDO A SERVIR A DEUS

APRENDENDO A SERVIR A DEUS

Atos 3.1-10

Introdução:

O cristão verdadeiro deve aproveitar as oportunidades para servir a Deus, estas se apresentam de forma sutil, mas o cristão espiritual saberá discernir. (1° Co. 2.15).

John Wesley tinha o seguinte lema: “Faça todo o bem que puder, com todos os recursos que dispuser, de todas as formas que puder, em todos os lugares que puder, sempre que puder, a todas as pessoas que puder, enquanto você puder”.

Estes versículos nos ensinam quatro formas de aprendermos a servir a Deus:

1° Aprendemos a servir a Deus: no convívio diário

•Com Deus (v. 1-3).

•Com o próximo (v. 1,3-4).

O primeiro passo para servir é ter comunhão diária com Deus. Buscando a Deus em oração, jejum, confissões, e leitura bíblica.

No convívio diário aprendemos a servir a Deus servindo o próximo. Servimos a Deus ao servir os outros (Mt. 25.34-36).

Na oração expomos nossas fraquezas, e somos fortalecidos para vencermos a tentação da arrogância e da preguiça em servir.

Assim sendo, ser servo significa estar pronto para servir mesmo quando é inconveniente. Ser servo é estar pronto para servir em qualquer lugar que se faça necessário.

2° Aprendemos a servir a Deus: aproveitando oportunidades

•Enxergou a necessidade de servir (v. 3-4)

•Ouviu o pedido de ajuda (Pv. 21.13).

•Olhou para o cego buscando possibilidades de ajudá-lo/servi-lo.

Qualquer um pode ser servo. Não espere condições perfeitas para servir.

Deixamos escapar muitas oportunidades para servir porque nos faltam sensibilidade e espontaneidade.

Os servos estão sempre disponíveis e atentos a formas de ajudar os outros. Aprenda a enxergar as necessidades ao seu redor.

3° Aprendemos a servir a Deus: praticamos a humildade

•Reconhecendo nossas limitações perante os homens (v. 6);

•Reconhecendo que toda bondade vem de Deus (v.6) – Somos apenas instrumentos de Deus.

Uma razão que impede muitas pessoas de servir é que elas temem não serem boas o suficiente para servir. Acreditam na mentira de que servir a Deus é somente para pessoas altamente talentosas.

Os verdadeiros servos não agem pela aprovação e pelo aplauso dos outros toda a glória pertence a Deus (Mt. 5.16).

Assim sendo faça qualquer tarefa com igual dedicação. Você jamais chegará a um estágio na vida em que será importante demais para ajudar em tarefas secundárias.

Você descobrirá o quanto é servo quando realizar pequenas tarefas que ninguém deseja realizar.

4° Aprendemos a servir a Deus: tendo uma vida comprometida

•Com a oração (v. 1)

•Com a proclamação do Evangelho de Cristo (v. 6)

•Com o Corpo de Cristo (v. 1, 8) – Juntos orando. Agregando as pessoas ao Corpo de Cristo (igreja local).

Os verdadeiros servem estão compromissados com Deus. E continuarão a buscá-lo com todo o coração.

Eles também estão compromissados com a pregação do Evangelho de Cristo, pois sabem que a real necessidade das pessoas é a cura da alma.

Estão compromissados com a igreja local, e ali aprendem a servir seus irmãos, e a ter comunhão com Deus e com os irmãos na fé.

Os servos concluem suas tarefas, cumprem suas responsabilidades, mantêm suas promessas. Não desistem quando perdem o incentivo.

Permanecem firmes buscando a Deus. São compromissados com a proclamação do Evangelho de Cristo e com a igreja local. Jamais se aposentam, eles seguem servindo fielmente enquanto viverem.

Conclusão:

No céu, Deus irá recompensar abertamente alguns de seus servos mais desconhecidos – pessoas que nunca ouvimos falar – mas, que serviram a Deus de coração e alma.

Não desanime se seu serviço for desconhecido ou nem for notado. Persista em servir a Deus. Mesmo o menor serviço é reconhecido por Deus e recompensado.

Portanto, lancem-se no trabalho do Senhor, confiante de que nada que você faça para Ele seja perda de tempo ou esforço.

Talvez alguns ao lerem esta mensagem pensará, mas por que devo servir? A vocês deixo a seguinte meditação: “Se não tenho nenhum amor pelos outros, nenhum desejo de ajudar as pessoas e me preocupo somente com minhas necessidades, deveria questionar se Cristo está realmente na minha vida”. (Livro - Uma Vida de Propósitos).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 29/10/2013
Código do texto: T4546509
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.