Pensamento crítico


Sinceramente, busco manter um estado mental crítico, com algum que de ceticismo, em todos os assuntos, privados ou públicos, mesmo sobre aqueles que creia como verdadeiros, que já creia saber alguma coisa. Adoraria convencer irmãos em espécie que assim também buscassem se comportar. Já que o pensamento é livre, sugeriria a todos que tentassem manter um estado mental de análise crítica em tudo que fazem, ouçam, pensem, leiam ou estudem, e dentro do possível, onde couber, dessem vazão a um estado de pensamento racional. Um que de ceticismo é sempre bom e útil, pois nos força, quase nos obriga, a ir mais longe e mais fundo em nossas análises.
 
Livre pensar, se não for de forma crítica, racional, lógica, independente e o mais sincero possível é pura perda de tempo, é se enganar de ser um livre pensador, quando no máximo seria um livre repetidor, um livre perpetuador do que acha e do que aprendeu, ou mesmo é um refém de seus preconceitos, crenças, medos e dogmas.
 
Tudo, absolutamente tudo, deve estar aberto ao escrutínio de um pensamento crítico e amoroso. 

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 24/10/2013
Código do texto: T4540011
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.