O conjunto de tudo que existe.

Para cada ente existente podemos perguntar qual é a causa de sua existência e achar a resposta em coisas que existiam antes dele. Se perguntarmos qual é a causa da existência do conjunto de todos os entes? Haveria sentido nesta pergunta, dado que já encontramos todas as causas particulares? Ou seja, se já encontramos a causa para a existência de cada elemento do conjunto que sentido teria perguntar qual a causa da existência do conjunto de todos estes elementos? Mas tudo bem, podemos prosseguir fazendo a pergunta. Sendo este conjunto o conjunto de tudo que existe, e sendo a causa anterior (alguns consideram que há causas simultâneas ao efeito, mas isso não muda nada) ao efeito, o conjunto de tudo que existe não poderia ter causa que existisse. É simples. Antes do conjunto de tudo que existe nada existia, nem sua causa.

A única resposta possível é dizer que a causa sempre existiu e que só "resolveu" causar o conjunto de tudo que existe quando teve vontade. Que absurdo! Neste caso, se a causa sempre existiu, então o conjunto de tudo que existe sempre existiu com pelo menos um elemento e esta causa não é na verdade a causa de tudo que existe e sim a causa de todos os entes que vieram depois dele, inclusive a causa dela mesmo. A causa incausada. É o ente que existia antes dele existir. Sé é que existe isso. No final é tudo muito além da nossa compreensão.

O primeiro parágrafo é ateu e o segundo é teísta. Vemos que o uso da linguagem junto com as leis da lógica nos fazem construir modelos complexos de realidade e sistemas filosóficos possíveis. Cada um tem sua opinião e a minha é que a visão filosófica teísta é desesperadamente forçada para provar que existe um ser necessário e sem causa que causou e sustém tudo que existe. Já a visão ateísta não nos trás suficientes respostas e nem respostas consoladoras. Enquanto isso a humanidade vai seguindo seu caminho. Alguns se agarram dogmaticamente a filosofias outros permanecem na dúvida.

Eu particularmente tenho uma crença prática e natural. Até escuto e analiso as teorias e sistemas filosóficos, mas não mudo minha vida e nem minha opinião por causa de qualquer história que ultrapasse a realidade que eu observo neste meus poucos anos de vida. Até o momento eu não acredito em coisas sobrenaturais, não acredito em vida após a morte e não acredito que exista algum deus ou causa que não foi causada. Ponho a teoria M e a do Multiverso no mesmo nível da Causa Primeira. São todas pura especulação já que não possuem nem se quer uma forma de experimentá-las. Uma é especulação científica e a outra filosófica. Digo isso também por que alguns me acusam de cientificismo. Nunca, mas nunca disse que a ciência é a resposta pra tudo. Acho esta uma afirmação ingênua. Sou fã de Russell, mas acho que ele errou nisso também. Tenho plena consciência que tenho dúvidas, porém tenho crenças. Não são crenças forçadas e orgulhosas, são simplesmente as crenças que me ocorreram prática e naturalmente após ter nascido e que retornaram na pré-adolescência quando comecei a desenvolver meu pensamento analítico e observar o mundo de forma realista e diferente dos meus pais e avós. Não tenho culpa se a realidade que observo não me leva a acreditar em milagres ou em sobrenatural, pois é assim que a realidade me aparenta. Totalmente sem estas coisas.

Fica aqui meu desabafo.

Um grande abraço a todos e obrigado pela leitura.

ToWo
Enviado por ToWo em 23/10/2013
Código do texto: T4538324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.