Não consigo ter fé


Não tenho fé porque ela implica acreditar em algo sem evidência alguma, significa esperar algo sem nenhum motivo para aceitar que o esperado possa chegar. Tenho crenças, porque tenho algumas evidências para tais crenças.
Se definirmos fé como algo em que acredito ou espero, se e somente se, existirem algumas evidências para tal, então eu posso ter fé.
 
A fé como correntemente assumida implica em uma esperança cega, e implica também em uma crença cega. Posso ser míope, mas não sou cego por completo (cegueira aqui tem o sentido de não ter algum nível de saber e de conhecimento científico), assim não posso crer em fé, no sentido cego desta fé, como não posso também crer em alguma esperança, por si só cega. Creio em esperança, naquilo que me seja pelo menos parcialmente dependente de mim, nunca esperança em algo que de mim independa. Talvez seja incompetência minha, talvez não tenha a inteligência necessária para ter fé, mas sou assim.

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 21/10/2013
Código do texto: T4535529
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.