O perdão é uma cura!

Quem nunca acabou magoando uma pessoa querida? Da mesma forma, acredito que todos nós já fomos magoados alguma vez na vida e já perdoamos alguém pelas faltas dela. É exatamente sobre o perdão e as consequências que ele trás às nossas vidas que eu gostaria de escrever hoje… Bem, é fato que cada um de nós tem seus defeitos e limitações e, por diversas vezes, agimos por impulso, sem avaliar as consequências de nossos atos e sem pensar em como isso irá repercutir na vida das outras pessoas. É normal a nossa humanidade e nossas imperfeições nos fazerem errarmos e gerarmos feridas na vida do nosso próximo, e é exatamente essa facilidade que nós temos de machucar os outros que faz o perdão ser tão importante. O perdão é um grande momento de cura, tanto para a pessoa magoada como para a pessoa que magoou, pois nele há uma grande dinâmica do amor, em que nós deixamos de lado o nosso egoísmo e nossas vaidades e vamos ao encontro daquela pessoa para reatar esse laço que nos faz falta. Porém, nós sabemos que muitas vezes é extremamente difícil conseguir perdoar alguém… embora seja fácil ferirmos, buscar curar essa ferida não é tão fácil assim. É necessário um amor muito grande para que consigamos perdoar verdadeiramente uma pessoa e também para que nos despojemos e procuremos nos reconciliar com o outro. Aí você pode perguntar: “Amor? Mas por quê?” Bem, dá para existir alguma explicação fora da realidade do amor para querer “se humilhar” e pedir perdão a alguma pessoa que já te humilhou e te fez um grande mal? Acho que não, né? É aí que essas duas grandes realidades do perdão e do amor se enlaçam… fazendo com que uma dependa da outra, pois não há como existir o perdão sem a presença do amor e é com a prática do perdão que aprendemos cada vez mais a amar o outro, mesmo com suas fraquezas. Portanto, não perdoar uma pessoa é também deixar de amá-la! Talvez se pensássemos no que a falta do perdão acarreta nós não teríamos tanto receio de fazê-lo. Ao ferirmos a pessoa nós erramos uma vez… ao não buscar nos redimir nós erramos uma segunda vez, pois dessa vez ferimos o próprio amor. E esse deixar de amar a outra pessoa é como um aborto espiritual, pois com isso você estará matando a pessoa interiormente! Acha que isso é um exagero? Mas não é. Ao fazermos isso estamos quebrando aquilo que é o mais importante na nossa vida, aquilo pelo qual nossa existência necessita para ser completa, pois Deus nos criou para amar e sermos amados. Mas é no difícil perdoar que o amor se eleva! É nele que temos uma grande experiência com um amor sincero, pois o amor é provado com a dor, e a dor da ferida deixada é que o consolida. Por fim eu afirmo que perdoar não é esquecer, como muitos podem pensar. Qualquer ferida deixada faz permanecer uma cicatriz, que ainda arde ao ser lembrada. A grande diferença é que o perdão faz com que o amor não permita que essa dor o consuma e o destrua, mas sim que ela fortaleça a convicção de que o amor entre eles é mais forte do que qualquer erro.