O respeito é tudo


Amar é lindo, é digno e também natural, parece fácil, mas entendo ser algo de enorme dificuldade.
 
Amar em essência, em absoluto, a todos e a tudo, de todo o meu ser, entendo ser simplesmente impossível. O amor não vem programado em nosso cérebro, este simplesmente permite aquele, porem o amor requer construção, doação, vontade e coragem, é uma ação continuada, é uma obra interna que jamais estará completa, sua construção e reconstrução deve ser um ato contínuo.
 
O amor não é algo externo ao nosso ser, ele é interno, com repercussão interna e externa. O amor assim, não pode ser nos dado por ninguém, não pode ser transferido, doado, comprado, trocado, roubado ou encontrado fora de nós mesmos. O amor, como tudo em nós não é transcendental, ele é imanente, ele não está, e é impossível estar em nenhum outro lugar que não no submundo de nossa mente. Desta forma eu sempre repito, e não me canso de ensinar aos meus filhos que se o amar a todos e a tudo é muito difícil, já nos basta respeitar a todos e a tudo. O respeito por si só é algo mais simples e materializável, e portanto mais fácil, e por si só já nos guiaria em nossos atos comportamentos e em nossa relação social com todos e com tudo. O respeito a tudo e a todos, já é por si só, um enorme primeiro passo para um amor cada vez mais real e universal. Em nosso caminhar como animais humanos, o respeito já seria quase tudo de bom para a realização do viver social.

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 21/10/2013
Reeditado em 21/10/2013
Código do texto: T4535208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.