RETOMANDO A CAMINHADA

RETOMANDO A CAMINHADA

Mateus 5.13-16

I - Introdução: “Gente não nasce pronta e vai se gastando. Gente nasce não pronta e vai se fazendo. O grande desafio humano é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão. A insatisfação é um elemento indispensável para quem, mais do que repetir, repetir, repetir, deseja criar, inovar, refazer, modificar, aperfeiçoar. Assumir esse compromisso é aceitar o desafio de construir uma existência menos confortável, porém ilimitada e infinitamente mais significativa e gratificante”. (Mario Sérgio Cortella – Extraído do Livro: Não Nascemos Prontos).

Aprendemos nestes 40 dias de Jejum e Oração como o Evangelho do Senhor Jesus nos desafia a sermos reformados em todas as áreas de nossa vida. Precisamos ser luz do mundo e sal da terra, e isso é possível unicamente na dependência e submissão ao Espírito Santo.

II - O CRISTÃO É SAL DA TERRA

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.” Mateus 5.13

Logo apos as bem aventuranças Jesus afirma que somos sal e luz, mostrando que o cristão deve ser um agente transformador da sociedade. Em primeiro lugar Jesus afirma que somos sal. O Sal tem algumas funções e quero separar duas delas:

1.O Sal Conserva

O Sal sempre foi utilizado para conservar alguns alimentos como carnes e peixes. Vivemos num mundo cheio de corrupção que está num processo de deterioração social. A igreja de Cristo esta colocada no meio deste mundo para interromper ou pelo menos retardar este processo de deterioração. O cristão deve conservar em seu dia-a-dia: o amor incondicional, o respeito pelo outro (inclusive pelo sexo oposto), a bondade nas atitudes diárias (no falar, no agir, etc.), a honestidade, cumprir a palavra assumida, as boas obras necessárias, etc.

Portanto, para trazermos a ‘conservação necessária’ cada cristão deve manifestar o caráter e santidade de Cristo através do conhecimento e obediência à Palavra de Deus. Tendo a mente renovada pela Palavra de Deus (Rm. 12.2), e praticá-la em tudo (Tg. 1.22).

2.O Sal dá sabor:

Outra função do sal é dar sabor. O Cristão verdadeiro é um instrumento de Deus que deve cumprir sua função em todos os momentos. Isto é, o cristão deve ditar o ritmo espiritual e moral no lugar onde estiver. No livro de Atos veremos dois resultados disso: Simpatia do povo (2.47); Alto conceito por parte da população (5.13).

Portanto, para darmos o ‘sabor necessário’ cada cristão deve influenciar outras pessoas com o Evangelho de Cristo. Gerando discípulos (Mt. 28.19) em atitudes santas, em experiências com Deus, e ensinando as Escrituras.

Esta faltando “sabor” em sua família? Em seu trabalho? Em nossa igreja? Faça a sua parte, assuma a responsabilidade e seja um instrumento de Deus para transformar a situação.

III - O CRISTÃO É LUZ DO MUNDO

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. (Mateus 5.14-16).

Jesus disse que Ele mesmo é a luz do mundo (João 8.12), e cada cristão é um instrumento de Deus para irradiar a Luz de Cristo no meio do mundo em trevas. Eis algumas verdades:

1.Não podemos esconder a luz.

2.Nossas boas obras refletem a luz.

Portanto, cada cristão seja luz para: servir e buscar ao Senhor. Quando servimos o próximo servimos a Cristo (Mt. 25.34-36). E as boas obras do cristão glorificam o Nome de Cristo (Mt. 5.16). E através da busca ao Senhor em oração, jejum e meditação da Palavra de Deus somos habilitados a sermos luz, pelo agir do Espírito Santo em nós.

IV – A DECISÃO

Disse Jesus: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. (Mateus 7.13-14)

Jesus deixa claro que o discipulado exige renúncia. Jesus afirma que a vida eterna tem porta estreita. A entrada da porta tem algumas exigências como o negar-se (Mt. 16.24), e o servir (Lc. 22.27). Jesus afirma que são poucos os que encontram esta vida. Você esta no meio desses bem aventurados?

O Pastor
Enviado por O Pastor em 19/10/2013
Código do texto: T4532246
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.