Ética na Licitação
Por tratar-se de uma forma de aquisição de produtos e de contratação de serviços para o setor público, a licitação é uma área onde a ética deve estar presente em cada uma de suas fases. A ética na licitação deve ser analisada em dois prismas, ou seja, tanto do lado do poder público na condição de contratante quanto do lado dos fornecedores e prestadores de serviços.
A Comissão Permanente de Licitação ou o Pregoeiro agindo de maneira ética vai proporcionar um certame onde serão obedecidos os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Esses princípios inerentes ao setor público quando observados em sua plenitude contribuirão para o emprego justo dos recursos públicos e para a eficiência na implementação das políticas em cada área distinta de ação.
Já no que diz respeito aos fornecedores e prestadores de serviços, seu papel ético na licitação é concorrer de forma honesta, não participando de esquemas fraudulentos de combinação de valores e de pagamento de propina a servidores públicos desonestos. Existindo a lisura em ambos os lados todos saem ganhando, pois os cidadãos receberão produtos e serviços de excelente qualidade, a um valor justo para os cofres públicos e a empresas terão seus lucros de maneira constante, construindo uma imagem de credibilidade junto não só ao setor público, mas também ao seu mercado particular, quando seus clientes estarão confiantes em uma marca que preza pela ética e respeito à coisa pública.