Portão de Casa

Passamos por ele todos os dias.

Pontual, garante a matutina despedida contente e o regresso à paz do fim do dia, paz que desejamos e que algumas vezes fabricamos.

Esperanças tantas são testemunhadas ao seu abrir e fechar. O portão de casa é o caminho para uma realidade absurda.

Portões retratam o ambiente que protegem e a que dão passagem. Organizados, limpos, floridos, renovados, mal cuidados, abandonados, quebrados...

Tantos modelos de portões, tantas vidas de exemplos bons e maus.

Há portões que falam, na verdade cantam, sons de suas dobradiças e o roçar no chão e batentes. Tagarelam em casas movimentadas, aquietam-se nos lares de solidão. De qualquer formam anunciam dores e amores que habitam em seu redor.

Há pessoas que não os notam por não darem acesso aos seus umbigos, assim como há pessoas que penduram em seus ferros a própria razão de ser. Não saem às ruas para não se exporem e não se arriscam mais adentro dessas casas tão nossas vidas, tão nossas dores... Tão nossos amores !

Marcos de Castro Palma
Enviado por Marcos de Castro Palma em 16/10/2013
Reeditado em 17/10/2013
Código do texto: T4528290
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.