RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO

RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO

“Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”. (2° Coríntios 3.5).

I – Introdução: O Senhor Jesus coloca a vida crista num nível muito elevado. É ter e viver o Seu próprio caráter. ELE é o modelo. Devemos imitá-Lo em nossos pensamentos e atitudes.

Ao estudar o Sermão do Monte, sempre chegaremos à conclusão de que não é possível aplicá-los e vivê-los. Somente através do Espírito Santo teremos condições de obedecer ao Senhor.

Como viver em Cristo? Como restaurar a capacitação de viver no Espírito? O que é viver no Espírito? Na Palavra de Deus veremos as respostas destas importantes perguntas, a saber:

II - O QUE É VIVER NO ESPÍRITO SANTO?

“Vivam no Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne”. (Gálatas 5.16)

1.VIVER E TER UM CORAÇÃO QUEBRANTADO

“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne”. (Ezequiel 36.26)

Novos pensamentos: Em 1° Coríntios 2.16 afirma que temos a mente de Cristo, isso se torna uma verdade na prática quando substituímos o nosso pensar pelo pensar bíblico sobre situações, dilemas e cotidianos da vida. O que tem alimentado a sua alma? (Palavra de Deus, livros, filmes, vídeos, sites, conversas, etc.).

Novos sentimentos: Em Colossenses 3.12 nos adverte que somos santos e amados do Senhor, e devemos nos revestir de novos sentimentos: compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Uma nova forma de relacionar-se com a vida. Inculque novos sentimentos (Deuteronômio 6.6-8).

Coração perdoador: Em Colossenses 3.13 nos ensina a ter um novo coração: que perdoa as queixas suporta os outros, que se reveste de amor.

III - COMO VIVER EM CRISTO?

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou em quem vivo, mas Cristo vive em mim”. (Gálatas 2.20)

2.VIVER EM CRISTO

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram novas coisas”. (2° Coríntios 5.17).

Novas atitudes: Em Colossenses 3.5 nos exorta a fazer morrer tudo o que pertence à natureza terrena. Em 1° Coríntios 10.31 nos ensina o principio norteador da vida cristã: “Assim quer comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.

Suportar tentações: Em 1° Coríntios 10.13 nos afirma que podemos agüentar e vencer as tentações, pois o Deus que permite que sejamos tentados é o mesmo que providencia o livramento, a força necessária, e a sabedoria. Devemos também fugir da aparência do mal.

Confessar e abandonar pecados: A confissão de pecados é importantíssima. Faz parte do processo de santificação. Em Provérbios 28.13 nos ensina que alcançará misericórdia todos os que confessam e abandonam seus pecados. É impossível ser nova criação sem despir-se do velho homem.

IV - COMO RESTAURAR A CAPACITAÇÃO DE VIVER NO ESPÍRITO?

“Não se embriaguem com vinho, que leva a libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito”. (Efésios 5.18)

3.VIVER NA PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO

Crescer no conhecimento de Deus através da oração e jejum: É impossível viver na plenitude do Espírito sem priorizarmos um bom tempo diário para estar com Deus, reconhecendo nossa dependência através da oração e do jejum. Em Joel 2.12 o Senhor nos ensina a voltar para ELE de todo coração: com jejum, lamento e pranto. Voltemos para o Senhor de todo o coração: com jejum, orações, arrependimentos e humilhação.

Fazer a nossa parte na Evangelização do mundo: Em Atos 1.8 nos ensina que temos o poder de testemunhar de Cristo, através do Espírito Santo. Fale de Cristo aos seus conhecidos, ore para que seus amigos se convertam a Jesus. Seja uma testemunha de Jesus por onde quer que andares.

Pedir, bater e experimentar milagres pessoais: Em 1° João 5.14-15 nos instrui que a garantia da resposta é pedirmos segundo a vontade do Senhor. Quanto mais oramos, mais conheceremos a Deus e a Sua vontade, por conseguinte, teremos mais maturidade em nossas orações e mais milagres para testemunhar.

V - CONCLUSÃO

Para restaurarmos a nossa capacitação de viver no Espírito Santo devemos crescer no conhecimento de Deus através da oração e jejum. É impossível viver na plenitude do Espírito sem priorizarmos um bom tempo diário para estar com Deus.

Somente cheios do Espírito Santo teremos um novo coração e pensaremos como Cristo. Ser pleno do Espírito Santo nos conduzirá a uma vida de santidade, e o próprio Espírito nos capacitará a vencer as tentações e nos fará uma nova criatura em Cristo Jesus. Portanto, seja cheio do Espírito Santo de Deus (Efésios 5.18).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 15/10/2013
Código do texto: T4526101
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.