"Não existem coincidências" X Livre - arbítrio.

É comum ao perguntar a alguém se acredita em coincidências e em livre-arbítrio ouvir as respostas "não" e "sim", respectivamente. Vou explicar agora porque são respostas contrárias. Porque não faz sentido NÃO ACREDITAR em coincidências e ACREDITAR em livre-arbítrio simultaneamente.

Pois bem, se você NÃO ACREDITA em coincidências, então acredita que o futuro está determinado de certa forma. Ou seja, o futuro já "existe". Sendo assim não podemos escolher um futuro diferente. A conclusão é que não existe o livre-arbítrio.

De outra forma, se você ACREDITA em livre-arbítrio, então acredita que o futuro ainda não está determinado e que dependerá da escolha que fizermos agora, no presente. Ou seja, o futuro não "existe". Se todas as outras pessoas também tem livre-arbítrio, então o futuro não passa de uma coincidência de escolhas feitas por várias pessoas.

Dito isto peço que escolham em que acreditar: ou COINCIDÊNCIAS/LIVRE-ARBÍTRIO ou NÃO-COINCIDÊNCIAS/NÃO-LIVRE-ARBÍTRIO.

Me corrijam se eu estiver errado.

ToWo
Enviado por ToWo em 14/10/2013
Código do texto: T4525107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.