Dar ou Vender aulas?

Quando um professor vai trabalhar, ele diz: "eu vou dar aula". Muitos pensadores e críticos da área da educação têm criticado esse termo, dizendo que o próprio professor se desvaloriza, pois ele não dá aula, ele vende aulas. Essa afirmação parece uma reflexão bonita até mesmo merece um pouco da nossa atenção, mas se formos ver a realidade, não é bem assim. Nenhum professor vende aula pra aluno (a não ser o que ministra aulas particulares), o professor vende aulas ou pra o estado ou para a escola particular, e essas instituições já contratam o professor pelo valor que acham conveniente. Nunca vi um professor dizer que só aceita as aulas pelo valor x ou y. Ele precisa do trabalho e aceita o valor que está sendo pago. O professor tem sim que se valorizar, mas as instutuições como prefeituras, secretarias de educação dos governos e instituições privadas devem pagar ao professor o que ele merece. É fácil dizer que o professor não se valoriza nesse sentido, mas quem está precisando trabalhar vai rejeitar uma oportunidade por causa do salário? Afinal, em todo o território o valor é aquele e pronto. Se não fosse assim, não haveriam tantas greves.

Adeildo Levigade
Enviado por Adeildo Levigade em 13/10/2013
Código do texto: T4523746
Classificação de conteúdo: seguro