Fogo na floresta
Certo dia a floresta ardeu em chamas, labaredas tão altas que podiam ser vistas do mais longínquo penhasco, todos os animais estavam desesperadamente tentando apagar o fogo, muitos fugiam, outros ainda tentavam salvar sua morada, o elefante ia até o lago e enchia sua tromba de água, conseguia sozinho apagar o fogo de uma árvore inteira, os tigres com suas grandes garras cortavam as matas em volta para evitar que o fogo se espalhasse, os ursos apagavam o fogo batendo com grandes folhas das árvores, uma águia que tirava o ninho com seus filhotes notou que um pequeno beija-flor ia ao lago, enchia se pequenino bico de água e voltava a nascente das chamas e jogava aquele pequeno jato de água contra as chamas, ao terminar de salvar seus filhotes a águia indagou ao beija-flor: 'Por quê tenta apagar o fogo sabendo que seu trabalho é inútil?’, o beija -flor pouco deu atenção pois estava retornando ao lago para buscar mais água, porém mesmo assim por um momento parou ofegante e respondeu: 'Cada um sabe a força e a capacidade que tem, o que você repara em mim parece ser pouco, mas acredite que o que estou aqui fazendo é o máximo que posso fazer, e continuarei fazendo, pois se eu parar e desistir achando que o que eu faço é pouco, estarei fazendo menos do que pouco, estarei fazendo NADA...' E o beija-flor continuou seu trabalho...